Na série “Vikings” o personagem Sigurd é apresentado como sendo herdeiro de Ragnar Lothbrok e Aslaug. Conhecido como Sigurd Olho de Serpente (Nórdico antigo: Sigurðr ormr í auga), as sagas o retratam como um guerreiro viking semi-lendário e também rei dinamarquês que teria governado em meados do século IX.
De acordo com sagas e também histórias escandinavas datadas do século XII, ele teria sido filho do lendário rei viking Ragnar Lothbrok com sua esposa Aslaug. Alguns acreditam que o seu protótipo histórico pode ter sido na realidade o rei dinamarquês conhecido como Sigfred, citado por fontes contemporâneas da década de 930.
Motivo de seu apelido
Olho de Cobra, como era chamado, nasceu com uma marca em seu olho. Essa marca é descrita nas sagas como a imagem do Ouroboros (uma serpente mordendo a sua própria calda). Essa marca, assim como na série de TV, teria sido profetizada por Aslaug.
Segundo informações da Saga de Ragnar Lodbrok, quando Sigurd era apenas uma criança, seus meio-irmãos Agnar e Erick teriam sido mortos por um rei sueco chamado Eysteinn Beli (Também conhecido como Östen).
Ao saber sobre a morte dos garotos, mesmo não sendo sua mãe, Aslaug teria chorado lágrimas de sangue e pedido para que os outros herdeiros de Ragnar os vingassem.
A princípio, Ivar, o Sem Ossos não gostou da ideia por acreditar que os deuses estavam ao lado de Eysteinn. Porém, Sigurd fez com que os irmãos mudassem de ideia. O pai adotivo de Sigurd reuniu cincos navios para o guerreiro. Bjorn e Hvitserk reuniram 14 navios, enquanto Aslaug e Ivar reuniram mais 10 navios cada um.
Juntos eles concluíram a sua vingança contra Eysteinn Beli. Em sua crônica, o historiador Saxo Grammaticus diz que Sigurd ainda jovem permaneceu ao lado de Ragnar durante um período de tempo na Escócia e também Ilhas Escocesas.
Após o exército matar os condes locais, Sigurd e seu outro irmão Radbard foram nomeados sub-governantes desses territórios. Posteriormente, Sigurd e seus irmãos acompanharam Ragnar durante uma expedição de Rus até o Hellespont.
A morte de Ragnar Lothbrok
As sagas relatam que Ragnar foi morto pelo rei Ælla da Nortúmbria. Ele teria jogado o líder viking em um poço cheio de serpentes venenosas. Sigurd e seus irmãos ficaram sabendo sobre a morte de seu pai por um dos enviados de Ælla.
Ao saber da notícia, Sigurd cortou seus próprios ossos com uma faca. Bjorn Ironside segurou uma lança a apertando de tal forma que seus dedos ficaram marcados na madeira.
Em 865-866, Ivar e Ubbe cruzaram o Mar do Norte com o Grande Exército e conseguiram concluir com a sua vingança. O Ragnarssona þáttr (Conto dos Filhos de Ragnar”, descreve que Ælla foi capturado vivo e executado com a Águia de Sangue.
Veja outras histórias:
The Last Kingdom: A verdadeira história de Uhtred de Bebbanburg
Vikings: A história real de Astrid Eiriksdatter, mãe do rei Olav Tryggvason
Vikings Valhalla: A história de Freydís Eiríksdóttir, personagem que fará parte da derivada