Segundo informações da Saga de Ragnar Lothbrok datada do século XIII, Aslaug era filha de Sigurd e Brynhildr Guerreira. Ela foi criada por Brynhild Fosterfather Heimer que ficou preocupado com sua segurança após a morte de seus pais.
Com isso, segundo a lenda, ele construiu uma grande harpa com o objetivo de esconder Aslaug em seu interior. Logo em seguida, Heimer viajou se passando como um pobre tocador de harpa levando o instrumento com a menina dentro.
Eles então chegaram a Spangereid, em Lindesnes, Noruega. No local, eles se hospedaram na casa dos camponeses Åke e Grima. O casal acabou notando que a harpa continha itens valiosos e Åke convenceu seu marido a assassinar Heimer.
Ao quebrarem o instrumento eles encontraram Aslaug escondida em seu interior. Certa vez a jovem foi tomar banho e acabou sendo descoberta pelos homens de Ragnar Lothbrok (O mesmo da série).
Ragnar pede Aslaug em casamento
Encantados com a beleza de Aslaug eles acabaram deixando o pão que estavam assando queimar. Ragnar então os questionou sobre o incidente e perguntando-lhes o motivo de terem perdido a atenção. Foi quando os guerreiros falaram para o viking sobre Aslaug.
Com a intenção de atestar tudo o que seus guerreiros haviam dito, Ragnar então marcou um encontro com a jovem. No dia do encontro, Aslaug (Kraka) chegou vestindo uma rede e mordendo uma cebola. Ao seu lado, estava um cão que impressionava pelo tamanho.
Ragnar imediatamente se encantou com a moça e a pediu em casamento. No entanto, Aslaug recusou afirmando que eles poderiam ficar juntos apenas quando Ragnar cumprisse sua missão na Noruega.
Herdeiros do rei viking
Após isso, Aslaug e Ragnar tiveram quatro filhos chamados Ivar, Björn Ironside, Ragnvald e Hvitserk. Durante a visita do viking ao vice-rei Östen Beli da Suécia, ele persuadiu Lothbrok e desistir de Aslaug e a se casar com a princesa do reino.
Ao retornar para casa, três pássaros já haviam informado a sua esposa (Aslaug) sobre seus futuros planos. Ela o repreendeu-lhe mostrando sua verdadeira origem. Para provar que era filha de Sigurd, Aslaug então disse ao marido que iria dar à luz a uma criança cujo o olho iria se assemelhar ao de uma serpente.
A previsão se tornou real e ela deu a luz a Sigurd, Olho de Cobra. Östen Beli ficou sabendo sobre a mudança nos planos de Ragnar e se rebelou contra ele. No entanto, acabou sendo morto pelos filhos do viking a mando de Aslaug (Kraka).
Confira também:
A história de Odin, o grande deus nórdico
Peaky Blinders: a história real da gangue de Thomas Shelby