fbpx
Séries

Vikings: a história real de Oleg, o Profeta

A 6ª temporada de “Vikings” marcará o fim da história dos filhos de Ragnar Lothbrok. Apesar disso, os fãs terão a oportunidade de acompanhar novas aventuras dos vikings na derivada “Valhalla”, que será produzida pela Netflix.

Um personagem vem chamando muito a atenção na sexta temporada. Trata-se do príncipe Oleg, o Profeta. Apresentado inicialmente como possível aliado de Ivar, O Sem Ossos, o personagem tem se destacado pela sua ‘loucura’ e também perversidade.

O que muitos não sabem é que Oleg é baseado em uma figura histórica real. Na série, ele aparece juntamente com o povo Rus’, que vai agitar a temporada final da produção.

Quem foi Oleg?

Oleg de Novgorod foi um importante príncipe que governou parte do povo Rus’ durante a primeira metade do século X.  Na história, conta-se que ele tomou o poder de seu irmão Askold e deu início a fundação do poderoso império Rus’ de Kiev.

O grande reino era localizado nas regiões correspondentes hoje às partes da Rússia, Belarus e Ucrânia. Oleg e Ivar tem algumas semelhanças na série. Ambos tiveram relações complicadas com membros de sua família.

Durante o período em que permaneceu no reinado, Oleg organizou pelo menos um ataque à capital do Império Bizantino, Constantinopla. Ele é descrito como um ‘guerreiro’ formidável’ responsável por comandar vários ataques bem-sucedidos a regiões próximas ao seu reino.

O profeta

Ele ficou conhecido como ‘O Profeta” após tentar evitar que sua morte, prevista por seus sacerdotes, ocorresse de fato. Segundo a lenda, um Vidente teria profetizado que Oleg iria morrer por causa de um de seus cavalos que estavam feridos.

Na tentativa de mudar o destino, ele então enviou o animal para os limites de seu reino. Anos se passaram, e ele então perguntou a seus informantes como estava o estado de saúde do animal. Eles então o informaram que ele havia morrido.

Oleg ficou emocionado e tomou a decisão de visitar o tumulo do cavalo. Ao chegar no local, ele foi picado por uma serpente venenosa e acabou morrendo. A profecia então é cumprida, mesmo O Profeta tentando mudar o seu destino.

Confira também:

A história real de Harald, da série ‘Vikings’

A história de Björn Ironside, da série ‘Vikings’

A história de Ubbe Ragnarsson, da série ‘Vikings’

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo