Muitos personagens da série “Vikings” são baseados em personalidades históricas que realmente existiram no passado. Apesar dos roteiristas mudaram grande parte da história para adaptá-la para a TV, alguns detalhes como nome e personalidade são mantidos.
Durante segunda parte da 4ª temporada, a personagem Astrid é apresentada na corte de lagertha, localizada em Hedeby. Inspirada pela Donzela do Escudo, ela se torna uma forte guerreira e até mesmo chega ter um caso com a ex-esposa de Ragnar Lothbrok.
História real
Na história real, Astrid Eiriksdatter viveu na segunda metade dos anos 900. Ela era filha de Eirik Bjodaskalle, um homem muito importante em Jæren (Localizada no condado de Rogaland). Astrid era rainha consorte do rei viking Tryggve Olafsson, herdeiro de Olaf Haraldsson e neto de Harald I da Noruega.
Após a morte de seu marido, provavelmente pelo rei Harald Gråfell no ano 963, Astrid deu à luz ao seu filho Olav Tryggvason, que posteriormente se tornou rei da Noruega entre os anos 995 e 1000, sendo um dos mais influentes do país.
Fuga
Astrid fugiu com o seu filho para Oprekstad. Mas a viúva do rei Eirik Blodøks, rainha Gunhild começou a persegui-los com a ajuda de seus filhos. A Saga de Olav Tryggvason fala sobre uma fuga dramática onde eles tentaram ir até o irmão de Astrid, Sigurd.
Na época, ele estava sob os serviços do rei Valdemar em Gardarike, atual Kiev. No caminho, acabaram sendo atacados por vikings da Estônia quando atravessavam os arredores de Saaremaa (Ösel). Após isso, mãe e filho foram separados e vendidos como escravos.
Lothin
Olav foi recuperado na Estônia e cresceu em Gardarike. Já Astrid, foi encontrada anos depois em um mercado de escravos da Estônia por um comerciante norueguês chamado Lothin. Após isso, ele a levou para Noruega e os dois se casaram.
Como resultado dessa união, Astrid se tornou mãe de mais três filhos sendo eles um menino chamado Thorfel Nefja e duas meninas, Ingiríth e Ingigerth.
Veja também:
Vikings Valhalla: A história de Freydís Eiríksdóttir, personagem que fará parte da derivada
Peaky Blinders: A História real que inspirou a série
Vikings: A história real de Lagertha, primeira esposa de Ragnar Lothbrok