fbpx
Séries

Vikings: A história real de Egberto, rei de Wessex

O Rei Ecbert é um dos personagens mais importantes de “Vikings”. Ecbert e Ragnar Lothbrok foram responsáveis pelos melhores diálogos da série criando questionamentos sobre o paganismo e o cristianismo.

Egberto governou Wessex de 802 até o seu falecimento. Ele também governou Kent a partir do ano 825. A história conta que ele era filho de Ealmundo de Kent, que reinou Kent em 784. Egberto foi exilado em 780 pelos reis Beortrico de Wessex e Offa da Mércia. Após a morte de Beortrico, ele retornou ocupando o seu trono.

Existem poucas informações sobre os primeiros vinte anos de reinado de Egberto. Acredita-se que durante esse período, ele tenha conseguido manter a independência do Reino de Wessex contra o Reino da Mércia.

Em 825, ele conseguiu derrotar Beornulfo da Mércia durante batalha de Ellandun. Posteriormente, prosseguiu com o objetivo de tomar as dependências mercianas localizadas a sudeste da Inglaterra.

Em 829, Egberto saiu vitorioso derrotando Viglafo da Mércia. Ele então o expulsou de seu reino e posteriormente, no mesmo ano, acabou recebendo a submissão do rei Dore da Nortúmbria.  A Crônica Anglo-Saxônica o descreve como “Rei da Bretanha” (bretwalda).

Suposta Esposa

Na Universidade de Oxford existe uma crônica datada do século XV que nomeia a esposa do grande rei de Wessex como Redburga. Ela seria supostamente parente de Carlos Magno. Egberto teria se casado com ela durante o período que ficou exilado na Frância.  

Historiadores acadêmicos rejeitam a informação devido ao fato de a crônica ter sido escrita oito séculos após a morte de Egberto.

Morte

A morte de Egberto veio após ele não conseguir manter sua posição dominante sobre o reino da Mércia. Viglafo reconquistou o seu trono cerca de um ano após ser expulso de seu próprio reino. Apesar disso, Wessex continuou mantendo o controle de Surrey, Sussex e Kent. Ambos os territórios foram passados para o filho de Egberto, Etelvulfo.

A morte do grande rei de Wessex aconteceu em 839. Tanto o seu corpo como o de seu filho Etelvulfo, seu neto, Alfredo, o Grande, e também o filho de Alfredo, Eduardo, o Velho, foram sepultados em Winchester.

A história também mostra uma importante ligação relacionada ao personagem Alfredo, da série “The Last Kingdom”. A trama é baseada no livro “Crônicas Saxônicas” do escritor Bernard Cornwell

A história real de Ragnar Lothbrok, rei da Dinamarca e Suécia

personagem Ragnar Lothbrok se tornou uma das figuras mais famosas da série “Vikings”. Na realidade ele é baseado em uma figura histórica lendária conhecida como Ragnar Lodbrok(Ragnarr Loðbrók). A Saga de Ragnar Lodbrok conta que o viking foi um importante e lendário rei da Dinamarca e também Suécia durante os séculos VIII e IX.

Veja também: The Last Kingdom: Trailer oficial da 4ª temporada é divulgado

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo