fbpx
NetflixSériesTV e Famosos

Peaky Blinders: A História real que inspirou a série

A série “Peaky Blinders” se tornou o novo sucesso do momento. Mas o que inspirou a trama? Eles realmente existiram? A história é inspirada em outra gangue do Reino Unido, no entanto, não tem pretensão histórica ou documental e usa algumas informações apenas para compor o roteiro.

Como os ‘Peaky Blinders’ surgiram?

A gangue surgiu durante o século XIX, quando uma crise econômica abalou a Inglaterra resultando no aumento da criminalidade e também violência. Adolescentes e homens de 12 e 30 anos de idade estavam desiludidos e passando por grandes dificuldades.

Foi então que surgiu o grupo criminoso conhecido como os ‘Peaky Blinders’. Ele teria sido liderado por Thomas Gilbert, que mudava constantemente de identidade para despistar a polícia.

Thomas Shelby realmente existiu?

O personagem de grande sucesso da série, interpretado pelo ator Cillian Murphy é inspirado em Thomas Gilbert (ou Kevin Mooney), apontado como chefe dos Peaky Blinders.

Origem do nome

Na TV, o nome dos gangsters faz referência as lâminas afiadas que os integrantes usam em seus chapéus. No entanto, historicamente existe outra explicação para essa denominação. Na época da crise, lâminas eram artigos de luxo e por esse motivo não fizeram parte da vida dos Peaky Blinders.

O nome pode estar associado a maneira deles se vestirem. Os integrantes se vestiam de maneira muito elegante, o que era incomum para um criminoso da época. Já a palavra ‘Peaky’ seria uma referência aos chapéus pontudos usados pelos membros da gangue.

‘Blinders’ seria uma espécie de gíria comum na cidade, significando algo como “ofuscante” e “belo”.

Membros

Entre os membros mais famosos da gangue estavam Ernest Bayles, Stephen McHickie, Harry Fowles e Thomas Gilbert, apontado como membro e possível fundador da gangue Peaky Blinders.

A História real de Oswald Mosley

Peaky Blinders história real
Reprodução – Netflix

Durante a quinta temporada de “Peaky Blinders” os fãs foram apresentados ao personagem Oswald Mosley. Thomas Shelby até mesmo arquitetou um plano para acabar com a vida do fascista, entretanto, tudo deu errado após o Shelby ser aparentemente traído por um de seus aliados….Veja mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo