Durante a quinta temporada de “Peaky Blinders” os fãs foram apresentados ao personagem Oswald Mosley. Thomas Shelby até mesmo arquitetou um plano para acabar com a vida do fascista, entretanto, tudo deu errado após o Shelby ser aparentemente traído por um de seus aliados.
Quem foi Oswald Mosley? Ele realmente existiu?
“Peaky Blinders” se baseia em fatos históricos para compor a sua trama. Conhecido como Sir Oswald Ernald Mosley, ele foi o 6ª Baronete e também um dos principais líderes da extrema-direita fascista da Inglaterra entre os anos de 1896 e 1980.
Ele era filho do 5ª Baronete Sir Oswald Mosley e o mais velho entre três irmãos. Mosley entrou para a política através Partido Conservador. Durante a décadas de 20, ele trocou de lado passando a integrar o Partido Trabalhista.
Mosley não estava satisfeito com o partido e por esse motivo resolveu criar o Partido Novo, que com o passar do tempo ganhou vários apoiadores devido a sua visão econômica corporativista.
Inclinado cada vez mais às politicas fascistas, o Partido Novo foi derrotado durante as eleições de 1931. Mosley assim como outros candidatos, perdeu o seu assento ficando fora do governo.
Isso se deve ao fato de o partido de Mosley tornar-se gradualmente mais radical e autoritário. Com isso, os apoiadores de outrora os desertaram e Mosley foi para Itália com o objetivo de estudar os ‘novos movimentos’ que eram encabeçados por Benito Mussolini e outros fascistas.
Ao retornar para a Inglaterra, Oswald criou a União Britânica de Fascistas durante o ano de 1932. No ano de 1936, ele se casou pela segunda vez com Diana Mitford após sua primeira esposa morrer durante uma operação cirúrgica.
O casamento foi realizado na casa de Joseph Goebbels e contou com a presença do próprio Adolf Hitler. Já no início da Segunda Guerra Mundial o casal tinha dois filhos e Mosley foi detido pelas autoridades britânicas devido a suas simpatias com Sir Oswald e outros políticos nazifascistas.
No ano de 1940, sua esposa também foi presa e os filhos do casal acabaram sendo separados de seus pais. Em 1943, Mosley e Diana foram soltos da prisão gerando uma onda de protestos generalizados nos anos posteriores.
Os herdeiros do casal foram educados em casa devido ao fato de nenhuma escola os aceitar. Mosley morreu no dia 3 de dezembro de 1980 devido a complicações da Doença de Parkinson.