Lagertha se tornou uma das personagens mais importantes da série “Vikings”. Interpretada pela atriz Katheryn Winnick, a guerreira esteve presente desde as primeiras temporadas sendo citada na história como esposa de Ragnar Lothbrok.
A personagem é inspirada em outra figura histórica-lendária. Estudiosos divergem com relação a veracidade de sua história citada nas antigas Sagas Nórdicas. Alguns acreditam que Lagertha é na realidade um dos nomes da deusa Thorgerd.
De acordo com as lendas locais, ela foi uma skjaldmö (uma mulher guerreira que usava um escudo). Lagertha teria vivido no território da atual Noruega, sendo a primeira esposa do grande rei viking Ragnar Lodbrok (traduzido para Lothbrok na série).
Nome
O nome da escudeira é registrado por Saxão como Lathgertha. Ela é mencionada em fontes da língua inglesa como lagertha, embora exista outras variações e traduções do seu nome. Na história registrada nos Feitos dos Danos, de Saxão Gramático, Lagertha é citada como uma guerreira que também foi reconhecida como valquíria.
Assim como na série do History, ela também foi esposa de Ragnar. A sua trajetória se iniciou quando um caudilho tribal dos suíones (tribo germânica) chamado Frø, invadiu a Noruega por volta do ano 840 resultando no assassinato um conde.
Após isso, Frø ordenou que todas as mulheres pertencentes à família do conde fizessem parte de um bordel. Lagertha estava entre elas e foi encontrada por Ragnar, quando o viking lutou contra Frø para vingar a morte de seu avô Sivardo.
Neste momento, as mulheres aproveitaram a oportunidade e se vestiram como homens para ajudar o guerreiro viking durante a batalha. As habilidades de Lagertha chamaram a atenção de Ragnar Lodbrok.
Casamento
Para entender melhor o que aconteceu é preciso buscar informações na Saga de Ragnar Lodbrok. Lagertha foi a sua primeira esposa seguida por Thóra (segunda) e a rainha Aslaug (terceira). Essa última teria sido a verdadeira mãe de Bjorn e não a escudeira como é citado na série.
Após as investidas de Lagertha contra o exército de Frø, Ragnar começou a cortejá-la. Na época, ela morava em uma cabana isolada localizado no vale de Gaular. As Crônicas dizem que Ragnar esperou por vários meses até conseguir pedir a mão de Lagertha em casamento.
Durante a sua tentativa, ele se deparou com um urso e um lobo selvagem. Eles eram animais de estimação da guerreira e guardavam a casa onde ela morava. Ragnar então matou os animais demonstrando bravura e conquistou o amor da escudeira.
Separação
Lagertha e Ragnar se separaram após o viking retornar à Dinamarca. Ele viajou para o local para lutar em uma guerra civil. Após se divorciar, Ragnar se casou pela segunda vez com Thóra Borgarhjǫrtr, filha do Rei Herraud da Suécia.
A lenda ainda conta que mesmo separados o casal voltou a se encontrar durante a guerra civil. Ragnar e seu exército não conseguiram conter as forças inimigas e o guerreiro foi surpreendido por Lagertha. A escudeira chegou acompanhada de um exército de 120 navios garantindo a vitória de seu ex-marido.
Referências: Feitos dos Danos(Livro 9), ISBN 978-1-44260-148-2 , Saxão Gramático.The Danish History, Book IX»(Latin original)
Veja também outras histórias:
The Last Kingdom: A história real de Bebbanburg
A história real de Alfredo, O Grande, rei que salvou a Inglaterra da ameaça viking
A história real de Ragnar Lothbrok, rei da Dinamarca e Suécia