fbpx
NetflixSéries

Peaky Blinders: Historiador revela verdades por trás da verdadeira gangue da vida real

Os “Peaky Blinders” ficaram conhecidos na série da BBC como uma gangue estilosa, que usava chapéus com navalhas afiadas e fazia apostas em corridas de cavalos ilegais. Liderados por Thomas Shelby, eles demonstram inteligência e também frieza em suas atitudes.

No entanto, o historiador Carl Chinn fez algumas considerações em relação a história real e o que foi mostrado nas telinhas.

Em artigo publicado no site El Mundo, Chinn diz que apesar da série ser inspirada em acontecimentos históricos, várias mudanças foram feitas para adaptar a história para a TV.

“A série apresenta pessoas reais, lugares e eventos do passado e passou a ser considerada por muitos como historicamente verdadeira. E não é, é ficção”, enfatiza o historiador.

Sobre os integrantes das gangues, Carl diz que em sua maioria eles eram jovens violentos que pertenciam a várias gangues diferentes de rua. Eles proliferaram em meio a crise das grandes cidades inglesas antes da Primeira Guerra Mundial.

As gangues eram muito mais violentas do que é mostrado na ficção

Carl Chinn disse que os chapéus (boinas) contendo lâminas afiadas costuradas em seu interior tratam-se apenas de uma lenda urbana.

“Suas armas eram facas, cintos com fivelas grandes, botas de bico de aço, tijolos e qualquer outra coisa capaz de causar danos. Sua ocupação principal era brigar entre si ou atacar a polícia e qualquer um que cruzasse seu caminho.” Eles não tinham um código de honra, mas estavam dedicados a aterrorizar a maioria decente da classe trabalhadora dos pobres entre os que viviam”.

O historiador ainda deixa claro que personagens como Arthur Shelby, o alcoólico, impulsivo e violento membro dos “Peaky Blinders”, seria o modelo mais realista de como os gangsters eram na vida real.

Para finalizar, o historiador falou sobre a importância de os fãs e jovens que acompanham a série saberem a verdade sobre as verdadeiras gangues do passado.

“Sei que alguns jovens são muito atraídos por essa imagem de homens com riqueza, poder e prestígio. Mas verdadeiros gângsteres não são admiráveis ​​nem honráveis, e a realidade histórica é muitas vezes feia e feia”, ressaltou.

A sexta temporada de “Peaky Blinders” ainda não teve sua data de lançamento divulgada oficialmente. Espera-se que a produção seja lançada em 2021.

Confira o trailer da 5ª temporada:

A história real dos ‘Peaky Blinders’

A série “Peaky Blinders” se tornou o novo sucesso do momento. Mas o que inspirou a trama? Eles realmente existiram? A história é inspirada em outra gangue do Reino Unido, no entanto, não tem pretensão histórica ou documental e usa algumas informações apenas para compor o roteiro….Veja mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo