fbpx
História e ArqueologiaNetflixSéries

Vikings: Valhalla – Quem é Leif Eriksson, protagonista do spin-off de ‘Vikings’?

A Netflix divulgou finalmente o primeiro teaser de “Vikings: Valhalla”, spin-off que se passa 100 anos após os eventos mostrados em “Vikings”. Um dos protagonistas da série será Leif Eriksson, interpretado pelo ator Sam Corlett, apresentado nas sagas como o primeiro europeu a chegar à região que atualmente iria se tornar o Canadá, na América do Norte.

Esse novo mundo foi batizado de Vinland devido a abundância de videiras e uvas encontradas no local. Descrito fisicamente como um homem forte e de aparência notável, Erikson também se destacava por ser uma pessoa sábia e moderada em suas atitudes.

Ele era filho de Erik, o Vermelho, fora-da-lei que estabeleceu o primeiro assentamento viking na Groenlândia. O viking era um bom velejador e em meados do ano 1000, velejou rumo ao Sul sob a crença pessoal de que existiam terras além da Groenlândia.

Estátua de Leif Eriksson na marina de Shilshole Bay em Seattle, EUA – Reprodução/Wiki

Como foi planejado, ao sul ele encontrou terras arborizadas e posteriormente sinais de povoamento. Leif então desembarcou no local e fez contato com os habitantes nativos (índios americanos).

O velejador nomeou o lugar de Vinland (Vinlândia). Durante os primeiros meses a convivência dos nativos com Leif Eriksson foi bastante pacífica. Eles tiveram a oportunidade de trocar objetos como peles e tecidos levados pelos nórdicos.

O explorador fundou no local um povoado chamado L’Anse aux Meadows. Séculos depois, ele iria se tornar um sítio arqueológico onde foram encontrados restos de uma vila viking.

Sítio de colonização viking em L’Anse aux Meadows – Reprodução/Wiki

Retorno à Groenlândia

O pai de Leif morreu e ele precisou retornar à Groenlândia. No local, ele assumiu a responsabilidade sobre o vilarejo de Brattahlid. Enquanto isso, novos visitantes continuavam a chegar em Vinland até meados do ano 1012.

A paz terminou quando uma população indígena invadiu e destruiu todas as casas do povoado de L’Anse aux Meadows fundado por Eriksson. Resquícios de algumas residências foram encontradas durante escavações arqueológicas realizadas em 1962, contendo objetos como cerâmicas vikings e outros acessórios usados pelos povos da época.

Em “Vikings” a história de Leif Eriksson foi dada a Ubbe, herdeiro de Aslaug e Ragnar Lothbrok que realizou o sonho do pai encontrado a chamada “Terra Dourada”.  

Leia também: Moeda de ouro da época de Egberto é encontrada por detector de metais

Leif Eriksson descobre a América, por Christian Krohg – Reprodução/Wiki
VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo