fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Moeda de ouro da época de Egberto é encontrada por detector de metais

Durante a série “Vikings” foi apresentado ao público Ecbert, rei de Wessex. Na história real, o rei Egberto governou do ano 802 até a sua morte. Ele era filho e Ealmundo de Kent e foi exilado pelos reis Beortrico de Wessex e Offa da Mércia durante a década de 780.

Uma moeda de ouro criada durante reinado de Egbert foi encontrada em 2020 por um detector de metais. O tesouro foi avaliado e será leiloado pela bagatela de 200 mil libras (aproximadamente R$ 1,4 milhão).

Segundo informações divulgadas pelo Daily Mail, a moeda estava localizada à apenas 18 centímetros do chão, atrás de um bar inglês. O objeto pertence ao período em que o avô de Alfredo governou Wessex. Atualmente a região fica em Bournemouth, na Inglaterra.

Alfredo se tornou um dos reis saxões mais famosos da história. O chefe do departamento de moedas, Peter Preston-Morley, revelou que a moeda era muito especial sendo usada somente em premiações de pessoas importantes da época.

Para se ter uma ideia, o objeto é mais valioso 30 vezes do que as moedas comuns de prata usadas durante aquele período.

Outros modelos da época – Foto/National Art Collections Fund

“Esta moeda provavelmente representa um manco: uma denominação de ouro que apareceu pela primeira vez no centro e norte da Itália, mas já existia na Inglaterra antes do ano 800”, afirmou Peter.

Ainda segundo a fonte, ela contem 95% em ouro e é considerada extremamente rara. Até o momento, apenas oito unidades do mesmo tipo foram registradas em museus da Inglaterra.

“Infelizmente, a quantidade de registros do reinado de Egberto é muito pequena, então nenhuma ocasião óbvia para a cunhagem desta moeda pode ser identificada, nem é possível datar a moeda para um período mais específico dentro do reinado”, concluiu Preston-Morley.

Foto – Reprodução

Leia também:

Tese diz que os Vikings tiveram uma ‘ajudinha extra’ durante as batalhas

A intrigante estátua egípcia de madeira realista com olhos de cristal

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo