fbpx
História e ArqueologiaSéries

Tese diz que os Vikings tiveram uma ‘ajudinha extra’ durante as batalhas

Os berserkers eram guerreiros nórdicos ferozes, donos de uma fúria incontrolável no campo de batalha. Eles faziam parte dos exércitos vikings que participaram de invasões à Inglaterra, França e Holanda entre os anos de 790 d.C. e 1.016.

Mesmo recebendo golpes de seus inimigos, os guerreiros berserkers continuavam a atacar como se não sentissem dor ou medo. O botânico esloveno Karten Fatur, da Universidade de Liubliana, defende que os guerreiros usavam uma planta alucinógena chamada Hyoscyamus Níger (meimendro).

Em sua tese, Fatur explicou que a planta produz efeitos psicoativos capazes de causar alucinações. Ele também acredita que os vikings faziam o uso da planta de três maneiras.

A primeira delas era fervida em um chá. A segunda, servida em uma poção de álcool. Por fim, Karten também acredita que ela era usada em uma pomada com gordura vegetal ou animal. A teoria ganhou respaldo após arqueólogos encontrarem sementes de meimendro na tumba de uma mulher que teria vivido na Dinamarca por volta do ano 950 d.C.

Vikings guerreiros
Foto – Reprodução/MGM Television/History

Apesar de ter algum fundamento, a tese de Karten Fatur não é endossada pelos historiadores. De acordo com o professor de História Medieval da Universidade de Pernambuco, Renan Birro, os berserkers são citados nas sagas apenas no fim da Era Viking, quando o cristianismo tomou conta dos países escandinavos.

“Assim, os berserkers são descritos como selvagens vestidos de peles, que atacavam mesmo isolados nas batalhas. Isso contraria o método de combate dos escandinavos, que se organizavam em formações compactas protegidas por grandes escudos.”, completou Renan.

Entenda o fim de ‘Vikings’

Durante a sexta temporada de “Vikings” os fãs finalmente puderam descobrir o que aconteceu com personagens importantes como UbbeLagertha, Bjorn e Floki. Antes de continuar é importante avisar que haverá spoilers.

No episódio final da temporada, Ubbe e Floki conversam sobre o passado e também citam o que poderá acontecer no futuro. Muitos ficaram em dúvida com algumas palavras ditas por ambos os personagens durante a cena….Leia mais! 

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo