fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Não foi Aslaug! Saiba quem foi a segunda esposa de Ragnar Lothbrok na história real

Durante a série “Vikings”, exibida originalmente pelo canal History, é mostrado que Ragnar Lothbrok se casa duas vezes. A primeira com a escudeira Lagertha, com quem tem dois filhos chamados Gyda e Bjorn Ironside.

Após trair a guerreira com a princesa Aslaug, Lagertha não aceita dividir o seu posto como rainha de Kattegat e esposa do rei, deixando o local. Na realidade as Sagas Nórdicas mostram uma versão diferente da história.

Tanto Aslaug como Lagertha realmente são mencionadas, mas nesse caso, Ragnar se casa três vezes. De acordo com a Saga de Ragnar Lodbrok, o rei viking teve três esposas sendo elas a skjaldmö Lagertha, a bela Tora Borgarhjort e Aslauga (Aslaug).

Thora Townhart , ilustração de 
Jenny Nyström (1895)

Tora não é mencionada durante a série por escolha dos produtores, que acharam melhor adaptar apenas a história de Lagertha e Aslaug. Inclusive a lenda conta que Ragnar ganhou o apelido de “calças peludas” devido a suas vestimentas preparadas especialmente para que ele salvasse a vida de Tora Borgarhjort.

Ela estava sendo guardada por uma monstruosa serpente. Suas calças feitas de pele de lobo e fervidas em breu permitiram que ele enfrentasse o animal mitológico. As sagas mostram que Thora era filha de Herrauðr, Conde de Götaland.

Do livro Sagan om Ragnar Lodbrok och hans söner de P. A. Gödecke, Nordstedts, Estocolmo, 1880 (digitalizado em 2014 por Ristesson Ent.)

Seu pai lhe presentou na infância com uma criatura conhecida como lindworm. Ao crescer, o animal se tornou uma enorme serpente cercando o caramanchão. Herrauðr então ofereceu a mão de sua filha para o guerreiro que conseguisse matar a serpente.

Ragnar conheceu Thora após ter se divorciado de Lagertha. Juntos eles tiveram dois filhos chamados Eiríkr e Agnar.

Leia também:

Ragnar Lothbrok pode ter morrido de outra maneira na história real

O personagem Ragnar Lothbrok mostrado na série “Vikings” é baseado em um rei lendário que teria governado a Suécia e Dinamarca durante os séculos VIII e IX. O que muitos não sabem é que existe uma versão diferente de sua morte apresentada nas Sagas Nórdicas….Saiba mais!

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo