fbpx
Séries

Quem foi Ivar Ragnarsson, um dos maiores líderes vikings da história?

Ivar, O Desossado foi um dos vikings mais importantes da história. Mesmo com a sua limitação física ele conseguiu ter grandes conquistas e se tornou um dos filhos de Ragnar Lothbrok mais temidos da história.

Na tradição viking, quando alguém nascia com alguma limitação física como Ivar, deveria ser morto logo na infância. No entanto, por ser filho de um importante comandante viking da época o Sem Ossos sobreviveu e fez história.

Ivar Ragnarsson liderou o exército pagão durante a grande invasão a Inglaterra. Seu corpo era frágil e ele precisou se proteger com um escudo durante a batalha. Apesar de seu porte físico não o ajudar, por outro lado, sua mente era algo invejável.

O viking era um excelente estrategista e dono de uma inteligência à frente de sua época. A nação inglesa foi aterrorizada pelo exército de Ivar no século IX. Os pagãos inauguraram uma nova era dominando a Grã-Bretanha terminando somente após a morte de Ivar.

A história conta que Ivar não possuía ossos em seu corpo (por isso o apelido “Sem Ossos”). Fontes britânicas o descrevem como o verdadeiro “enviado dos infernos”, responsável pela destruição e morte de seu país.

Lendas nórdicas dizem que Ivar era filho de Aslaug e Ragnar Lothbrok. Ao se casaram, Aslaug disse a Ragnar que eles deveriam aguardar cerca de 3 noites para consumar a união. Caso o fato não fosse respeitado, o filho do casal iria nascer com algum tipo de problema.

No entanto, Ragnar não deu ouvidos a sua mulher e forçou o intercurso sexual provocando a gravidez de Ivar. O garoto então nasceu com sua deficiência física e, considerando a sua fragilidade, iria ter poucas chances de sobreviver.

Historiadores divergem opiniões sobre a história de que o viking nasceu sem ossos. Eles acreditam que Ivar possuía uma doença conhecida como osteogênese (Ossos de Vidro). Registros do século XVII, mostraram que os restos mortais do guerreiro encontrados por um fazendeiro evidenciam que ele media mais de dois metros de altura.

Família

Diferente da história apresentada na série, Ivar não tinha desavenças com a sua família. Ele muito menos matou algum de seus irmãos e na realidade era aparentemente dedicado a realizar novas conquistas em nome da família.

Ivar liderou o Grande Exército Pagão que tinha como objetivo vingar a morte de Ragnar Lothbrok. O exército matou o rei Aelle e conquistou parte da Inglaterra. O escritor inglês Simeon de Durham escreveu sobre a importante conquista.

“O exército invadiu aqui e ali e encheu todos os lugares com derramamento de sangue e tristeza. Eles destruíram igrejas e mosteiros com fogo e espada. Quando partiu de um lugar, não deixou nada em pé além de paredes sem teto”.

Morte

 O domínio viking se estendia por toda a Grã-Bretanha por volta do ano de 870 d.C. Porém, em 873 Ivar acabou morrendo. O livro Anais da Irlanda traz mais informações sobre a morte do filho de Ragnar Lothbrok.

“Assim, agradou a Deus”. Deixando a entender que eles ficaram muito felizes com a morte de Ivar”.

Veja também:

Quem foi Flóki Vilgerðarson, o explorador que descobriu a Islândia?

A história de Aslaug, da série Vikings

A História de Hvitserk, da série ‘Vikings’

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo