fbpx
Séries

A História de Hvitserk, da série ‘Vikings’

O personagem Hvitserk tem chamado bastante a atenção na sexta temporada de “Vikings”. Ao contrário dos episódios de outras temporadas, o herdeiro de Ragnar Lothbrok irá ter um papel importante na pródução.

Toda a história retratada na série se baseia em fatos reais, históricos e também lendas. Com isso, a maioria dos personagens tem uma origem e podem até mesmo ter existido na antiguidade.

Muitos historiadores afirmam que Hvitserk e Halfdan Ragnarsson são a mesma pessoa. No entanto, existem fontes distintas que falam sobre os dois nomes.  Nas crônicas anglo-saxônicas ele é chamado de Halfdan, enquanto que nas sagas nórdicas recebe o nome de Hvitserk.

O fato de a história ter passado oralmente de geração para geração pode ter misturado um pouco as coisas, inclusive os nomes.

A História de Hvitserk

De acordo com a Saga Anglo-Saxônica, Hvitserk foi um dos comandantes do Grande Exército Pagão que invadiu o reino Anglo-Saxão da Ânglia Oriental no ano de 865. As sagas nórdicas dizem que a invasão foi organizada pelos filhos de Ragnar Lothbrok, dos quais Hvitserk, era um dos herdeiros do grande rei viking.

O motivo seria a vingança dos filhos de Ragnar ao rei Aelle da Nortúmbria, que supostamente executou o viking em 865 o jogando em um poço cheio de serpentes venenosas (existem outras versões).

No outono do mesmo ano, o exército pagão embarcou na Ânglia Oriental permanecendo durante todo o inverno. No local eles conseguiram garantir um número adequado de cavalos para as posteriores batalhas.

Invasão a Nortúmbria

Durante as invasões, o grande exército invadiu o reino da Nortúmbria, que se encontrava em meio a uma guerra civil. O reino acabou sendo dominado pelos vikings, que mais tarde resolveram invadir também a Mércia.  

Após Ivar ir para a Irlanda, Hvitserk se tornou o principal comandante do exército. Em 870, ele conduziu os pagãos durante uma invasão ao reino de Wessex. Passou-se algum tempo após Ivar ter deixado o exército. Após isso, um grande numero de guerreiros chegaram da Escandinávia reforçando o exército de Hvitserk.

Segundo a Crônica Anglo-Saxônica, os dinamarqueses lutaram contra os saxões ocidentais por cerca de nove vezes. No entanto, os saxões do oeste não podiam ser derrotados e o herdeiro de Lothbrok aceitou uma trégua proposta pelo Rei Alfred, de Wessex.

Novas estratégias

Com isso, o exército recuou para a cidade capturada de Londres ficando no local durante o inverno de 871 a 872. Uma curiosidade é que as moedas aceitas em Londres durante esse período continham o nome de Hvitserk, o identificando como o líder do exército.

No outono de 872, o grande exército retornou a Nortúmbria com o objetivo de reprimir uma revolta contra o Rei Ecbert, escolhido pelos vikings. Porém, o exército acabou sendo desviado resultando em uma guerra contra a Mércia.

No ano de 874, eles então conquistaram a Mércia e o rei foi deposto e substituído por outro, escolhido pelos vikings. Na sequencia dessa vitória, o exército então se dividiu em dois.

Uma das metades continuou sobre o comando de Hvitserk. Ivar governou Dublin até morrer em meados do ano de 873. Com isso, aparentemente a campanha de Hvitserk teria sido uma tentativa de recuperar o reino de seu irmão.

No entanto, o viking não permaneceu na Irlanda retornando a Nortúmbria em 876. Aparentemente o governo do viking em Dublin não era seguro, com isso, ele acabou sendo deposto enquanto ainda estava em York.

No ano de 877, Hvitserk retornou a Irlanda onde tentou juntamente com seu exército recuperar a cidade. Porém, as forças reunidas pelo herdeiro de Ragnar acabaram sendo derrotadas e muitos guerreiros mortos em batalha.

Algumas sagas dizem que o rei de Dublin foi enganado e morto. alguns concordam se tratar de Hvitserk. Os sobreviventes da batalha retornaram a Nortúmbria pela Escócia, lutando uma batalha no caminho contra o rei Constatino I

A história de Aslaug, da série Vikings

Segundo informações da Saga de Ragnar Lothbrok datada do século XIII, Aslaug era filha de Sigurd e Brynhildr Guerreira. Ela foi criada por Brynhild Fosterfather Heimer que ficou preocupado com sua segurança após a morte de seus pais. Com isso, segundo a lenda, ele construiu uma grande harpa com o…Veja mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo