fbpx
História e Arqueologia

Estatuetas da Era Viking intrigam arqueólogos

Várias estatuetas femininas foram encontradas por arqueólogos na Dinamarca, Inglaterra e Rússia. As figuras foram feitas de bronze e medem cerca de 2,5 centímetros de comprimento. Elas retratam mulheres de cabelos longos usando capacetes de cristais e vestidos longos com direito a acessórios como espadas e escudos.

Os achados datam do auge da chamada Era Viking, há mais de mil anos atrás. Não demorou muito para que os achados chamassem a atenção dos pesquisadores. As mulheres vikings não tinham o costume de serem enterradas com armas – o que acontecia com os homens.

Achados intrigam arqueólogos e pesquisadores

Os pesquisadores precisaram recorrer às sagas e também mitologia nórdica para entender melhor sobre a origem das estatuetas femininas. Eles então chegaram à conclusão que se trata na realidade da representação das Valquírias, guerreiras místicas que levavam os mortos em batalha para a “vida após a morte”.

De acordo com o arqueólogo da Universidade Livre de Bruxelas, Pieterjan Deckers, as pequenas esculturas mostram detalhes presentes na mitologia da época.

“As imagens sempre foram entendidas em termos do que conhecemos da mitologia nórdica”, afirmou.

Existem outras explicações

Por meio de um artigo publicado na revista acadêmica Medieval Archaeology, Pieterjane e seus colegas também destacaram que as estátuas podem representar mulheres reais. Elas teriam sido importantes desempenhando um papel central nas celebrações e cerimonias vikings.

Além disso, o estudo ainda propõe que as estatuetas fazem parte de um conjunto muito maior de objetos usados durante rituais, sugerindo que os papéis de gênero na Era Viking são mais complexos do que se imaginava.

Artefatos encontrados em Ribe, na Dinamarca, revelam que uma variedade de designs foi produzida no local – Reprodução/Nationalgeographic

Leia também:

Moeda de ouro da época de Egberto é encontrada por detector de metais

A intrigante estátua egípcia de madeira realista com olhos de cristal

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo