Durante a 4ª temporada de “Vikings“, o personagem Ragnar Lothbrok criou um plano meticuloso para se vingar de Aelle e Ecbert após o massacre ao assentamento ocorrido temporadas antes. Seu plano foi escolher um de seus herdeiros para ir consigo a Wessex, podendo assim iniciar a sua vingança.
+ Afinal, por que Ragnar Lothbrok trocou Lagertha por Aslaug em ‘Vikings’?
Muitos ficaram confusos, já que o rei de Kattegat chegou a dizer para o Vidente que suas profecias eram perigosas, e durante a sua morte fez um discurso citando seus deuses. Para acabar de uma vez por todas com qualquer dúvida, Michael Hirst, criador da série, disse em entrevista ao The Hollywood Reporter que Ragnar realmente morreu descrente em sua própria crença.
“No final, quando ele morreu, ele não acreditava mais como quando era mais jovem, mas sabia que seus filhos e seu povo acreditavam. Portanto, seu grande discurso final na jaula antes de morrer não é uma declaração de sua própria crença, é uma declaração política para encorajar seus filhos a vingar sua morte. Ele está preparando o caminho para a vingança e o futuro viking”, afirmou.
Mas então, por que Ragnar citou Odin e as Valquírias?
Tudo fazia parte de um plano. Ragnar sabia que seu povo precisava acreditar, e que encorajá-los a lutar seria a única alternativa para concluir sua vingança. Além disso, sua morte serviu para unir seus herdeiros em nome de um só ideal, mostrando o quanto eles poderiam ser fortes se trabalhassem unidos.
+ Criador de ‘Vikings’ revela qual era o problema de Ragnar nas últimas temporadas de ‘Vikings’
No fim, seus herdeiros se vingaram, concluindo seus planos e mostrando a Ecbert e Aelle que seu povo poderia ser muito mais poderoso do que poderiam imaginar quando unidos em nome de um só objetivo.