Na série brasileira da Netflix sobre o folclore “Cidade Invisível”, diversos personagens das lendas foram adicionados na história. Um deles foi o Tutu, interpretado pelo ator Jimmy London, que chegou a ser confundido com o lobisomem por muitos fãs.
Na lenda, o personagem é conhecido como Tutu Marambá, e tem o costume de cantar canções de ninar para fazer as crianças dormirem. Assim como a Cuca, o Tutu tem ligação direta com os pequeninos sendo conhecido como o bicho-papão. Devido as variações da história, ele também é chamado de tutu-zambê e tutu-marambá.
A história por trás do personagem Tutu mostrado na série ‘Cidade Invisível’
A lenda diz que o Tutu é um monstro que canta canções de ninar para fazer as crianças dormirem. A cultura popular o apresenta como uma criatura obscura com forma desconhecida.
Conhecido também como o bicho-papão, ele tem costume de ficar à espreita esperando que as crianças não adormeçam para poder devorá-las. Acredita-se que a lenda tenha se originado de canções de ninar europeias.
No entanto, a história também pode ter sofrido influência da cultura africana, já que o nome da criatura deriva da expressão do idioma quimbundo “quitutu”, sendo traduzida por “ogro” ou “papão”.
Variações da lenda ao longo dos anos
O Tutu é um monstro sem forma que aterroriza as crianças. Em uma das versões da lenda, ele é apresentado como um ser brigão e com força destacável. Isso explica o fato de ele ter sido mostrado dessa maneira na série.
Isso gerou dúvidas no início, já que o personagem também se assemelha ao lobisomem. No estado da Bahia, sua fama acabou o associando a um porco-do-mato. De acordo com o antropólogo Luís da Câmara Cascudo, tal associação pode ter se originado de uma confusão com o nome caititu, pelo qual o animal é conhecido.
Veja também: A história por trás do Corpo-seco, personagem do folclore mostrado na série