Durante a série “Cidade Invisível” é possível notar que a personagem Cuca, interpretada pela atriz Alessandra Negrini, tem uma relação muito forte com as borboletas. Elas acompanham a personagem presente no folclore brasileiro e aparecem durante cenas importantes.
As pessoas costumam associar a Cuca a um jacaré, já que isso foi mostrado anteriormente em produções como “Sitio do Picapau Amarelo”. Antes de continuar é importante avisar que haverá spoilers sobre a série.
Após engravidar sem ter um marido, Inês (Cuca) foi expulsa de sua família. Ela então foi para a floresta onde acabou dando à luz a um bebê sem vida. Após isso, é mostrado que os olhos da personagem são tomados por uma borboleta/mariposa durante a lua cheia.
A verdade por trás da relação entre a Cuca e as borboletas em ‘Cidade Invisível’
A lenda brasileira tem ligação com portugueses e espanhóis. A Cuca foi evoluindo com o tempo e passou de um simples monstro que assusta crianças a uma entidade com grandes poderes capazes de envolver a mente.
Crianças que não se comportam podem ter seus sonhos transformados em pesadelos pela personagem do folclore. A série usou as várias diferenças e indicações presentes na lenda para criar as borboletas/mariposas.
A lenda chegou ao Brasil com várias misturas. Muitos acreditavam que a Cuca era na realidade uma bruxa velha ou até mesmo podia assumir a forma de animais como corujas e mariposas. Os criadores da série usaram isso como inspiração para criar uma personagem que se transforma em uma borboleta/mariposa quando chega perto das crianças, ou neste caso, de outras entidades da série.
A ideia de jacaré foi inserida anteriormente pela TV Globo através do “Sítio do Picapau Amarelo”. Vale lembrar que a Netflix renovou a série para a segunda temporada.
Veja também:
Cidade Invisível: A história por trás do Corpo-seco, personagem do folclore mostrado na série