A atriz espanhola-mexicana María de los Ángeles Fernández Abad, mais conhecida popularmente como Angelines Fernández, interpretou o papel da personagem Dona Clotildes, a Bruxa do 71 em ‘Chaves’.
Conhecida por sua carreira na TV e no rádio, Angelinez contracenou com nomes consagrados do cinema mexicano como Cantinflas e Arturo de Córdova. Foi considerada uma das mais belas de sua época e estrelou várias telenovelas como “Gabriela” e “Sonata de Otoño”.
No cinema, esteve presente no elenco de “El Diario de mi Madre”, “El Esqueleto de la Señora Morales”, “El Padrecito” e “Bella Entre las Flores”. Ela nasceu em Madrid, na Espanha e lutou contra Francisco Franco durante a Guerrilha Republicana.
Após ser convidada por Roberto Gómez Bolaños para trabalhar no seriado “El Chavo del Ocho”, sua carreira deslanchou. Ela interpretou uma mulher madura que usava vestido azul e arranjos nos cabelos.
Dona Clotilde vivia sozinha e escondia de todos sua verdadeira idade. Isso fez com que as crianças da vila a apelidassem de “Bruxa do 71”.
O último pedido feito antes de sua morte
Angelines tinha hábito de fumar e isso a levou a adquirir um câncer de pulmão. Infelizmente ela veio a falecer em 25 de março de 1994, aos 71 anos de idade. Conforme descrito por seu perfil no Wikipédia, a atriz fez um último pedido antes de sua morte.
Por ser muito amiga de Ramón Valdés, o Seu Madruga, Angelines pediu para que fosse colocada ao lado do ator no Mausoleos Del Ángel, na Cidade do México. Ambos já haviam atuado juntos em 1968 e acabaram ficando ainda mais próximos durante as filmagens de “Chaves”.
Leia também:
Filha do Seu Madruga compartilha foto rara do pai ao lado do Rei Pelé
Ramón Valdés fez história ao interpretar o Seu Madruga em “Chaves”. Mesmo Roberto Bolaños sendo o protagonista, o pai de Chiquinha conseguiu ganhar o carinho do público se destacando entre os demais. A filha do ator compartilhou uma foto rara em que o pai aparece ao lado do Rei Pelé durante uma de suas visitas ao México…Saiba mais!
.
.