O personagem Bjorn Ironside foi apresentado na série “Vikings” como herdeiro de Lagertha e Ragnar Lothbrok.
No entanto, nas sagas nórdicas é descrito que ele era filho de Aslaug, detalhe que foi mudado pelos produtores para melhor adaptar a história para a televisão.
A lenda diz que o caudilho viking participou de inúmeras pilhagens sendo a mais notável no século IX, à região do Rio Sena na França. Posteriormente, Bjorn se uniu a seus irmãos em invasões à Espanha, Itália e Sul da França.
Também participou de importantes expedições à Inglaterra. Na sexta temporada foi mostrado que o guerreiro foi enterrado em um montículo no alto de uma montanha.
O fato realmente condiz com a realidade, já que durante o século XVIII, antiquários encontraram na Ilha de Munsö os restos de uma runa Nórdica catalogada como U 13, descrevendo o local como o suposto túmulo de Bjorn.
Intitulado de “Túmulo de Biorno Braço de Ferro” (Björn Järnsidas hög) o local mede cerca de 5m de altura por 20 m de largura.
O túmulo é real?
Infelizmente quando se trata das sagas nórdicas existe muita lenda misturada com alguns fatos históricos. Muitos personagens citados podem ter existido, mas também podem ser fruto de uma mistura de culturas e tradições, já que diferente dos egípcios, os vikings não tinham a cultura da escrita.