O personagem Bjorn Ironside foi apresentado na série “Vikings” como filho de Ragnar Lothbrok e Lagertha. Os produtores fizeram diversas mudanças para adaptar a história das Sagas Nórdicas para as telinhas.
Sua história real está repleta de detalhes diferentes dos mostrados na série. Ele é apresentado como um lendário caudilho viking de origem dinamarquesa que teria vivido por volta do século IX.
Segundo a lenda, Bjorn recebeu a alcunha “Järnsida” devido à sua invulnerabilidade, após receber uma poção mágica de sua mãe. De acordo com a Saga de Hervör e a Saga de Ragnar Lodbrok, Bjorn era herdeiro de Ragnar e Aslaug, e herdou o domínio de Svitjod, que viria a se tornar a futura Suécia.
Ele foi responsável por comandar uma expedição de pilhagem na região do Rio Sena, na França, e posteriormente se juntou a seus irmãos em invasões à Espanha, Sul da França e Itália. Ao contrário do que é mostrado na série, Bjorn Ironside retornou à Escandinávia, vivendo o resto de seus dias como um homem rico.
A lenda conta que o guerreiro teria sido sepultado em um montículo conhecido como “Björn Järnsidas hög”. O local mede cerca de 5 m de altura e 20 m de largura, tendo sido encontrado por antiquários no século XVIII na ilha de Munsö, Suécia.
Confira:
No topo do montículo, existem remanescentes de uma pedra rúnica catalogada como U 13. O canal Stonetalk teve a oportunidade de visitar o local e publicou um vídeo no Youtube mostrando detalhes sobre o curioso lugar.
Leia também:
Filho de Bolo Yeung do filme ‘O Grande Dragão Branco’ é a cara do pai
O ator Bolo Yeung interpretou o papel do personagem Chong Li no clássico “O Grande Dragão Branco” ao lado de Jean-Claude Van Damme. O vilão ficou conhecido pela sua famosa frase: ‘Muito bom, mas tijolo não revida”. O filho do astro chama a atenção nas redes sociais pela semelhança com o pai…Saiba mais!
.
.