fbpx
História e Arqueologia

Vikings: Rei conhecido por causa do Bluetooth ficou fora da série; entenda

Após Luciano Huck fazer uma pergunta sobre o Bluetooth durante o “Quem Quer Ser Milionário”, muitos fãs de “Vikings” ficaram curiosos para saber a história do rei por trás de uma das tecnologias mais usadas no mundo.

A empresa Ericsson criou esse nome inspirada em um rei nórdico responsável por unificar reinos e também trazer paz momentânea a Escandinávia. Trata-se de Harald Blåtand Gormsson, conhecido popularmente como Harald Bluetooth.

Ele se tornou rei da Dinamarca e da Noruega ganhando o apelido de “dente azul”. De acordo com a teoria mais aceita, ele recebeu o nome devido a um dente podre de cor azulada.

Ele apareceu em ‘Vikings’?

Muitos confundem Harald Blåtand Gormsson com Harald Finehair, o primeiro rei da Noruega interpretado pelo ator Peter Franzén na série de TV. Ele reinou entre os anos de 872 e 930, sendo conhecido por seus belos cabelos, o que acabou originando o apelido “Cabelos Belos”.

Ele sucedeu seu pai, Haldano, o Negro, em 860, sendo o fundador da dinastia Hårfagreætta. Harald e o viking que uniu toda a Noruega. Apesar do nome parecido, ambos os reis tiveram suas próprias histórias e importância para o desenvolvimento dos países citados.

Como a história de ‘Vikings’ irá se conectar com a derivada ‘Vikings: Valhalla’?

A primeira temporada de “Vikings: Valhalla” estará disponível na Netflix a partir do dia 25 de fevereiro. Ela se passará cerca de 100 anos após os eventos de “Vikings”, exibida pelo canal History. Muitos se perguntam se existe alguma conexão da história com personagens como Ragnar Lothbrok e Lagertha.

Mesmo não estando presentes fisicamente, eles ainda fazem parte da cultura dos vikings remanescentes e são lembrados como lendas no grande salão de Kattegat. O legado do pai de Bjorn Ironside, Ivar, Hvitserk, Ubbe e Sigurd continuará na derivada através de novos nomes….Saiba mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo