fbpx
História e Arqueologia

Vikings: A história do rei por traz do nome Bluetooth

A tecnologia Bluetooth permite que aparelhos eletrônicos se comuniquem de maneira prática sem a necessidade de qualquer tipo de fio. O que muitos não sabem é que ela tem ligação direta com os Vikings.

Durante o “Domingão do Huck”, uma das perguntas do “Quem Quer Ser Milionário” foi relacionada ao Bluetooth. Em português, o nome significa “Dente Azul”. Ele se originou de um viking chamado Harald Gormsson, que governou a Dinamarca e a Noruega entre os anos de 958 e 986.

Ele ficou conhecido por unificar ambas as regiões as convertendo ao cristianismo. Outro detalhe era o seu dente podre, que lhe rendeu o apelido de “Harald do Dente Azul”. Vários anos depois, Jim Kardach e Sven Matheson, precursores da tecnologia, discutiam em um bar sobre algo capaz de permitir que dados fossem trocados sem a necessidade de qualquer cabeamento.

Jim já conhecia a história de Harold e propôs o nome.

Ele foi proposto para ser substituído por outros nomes, mas nada sobressaiu tanto para os envolvidos, afinal de contas, o termo já estava pegando e também disponível para registro“, revelou o diretor Chuck Sabin.

O nome Bluetooth é a combinação das runas “H” e “B” formando assim o nome de “Harald Dente Azul (Harald Bluetooth)”.

“Se você sobrepuser essas duas runas, elas formarão a figura que a gente conhece hoje”, afirmou Sabin em entrevista ao G1.

Foto – Reprodução

A Águia de Sangue realmente existiu?

A Águia de Sangue é descrita como um dos meios de execução mais dolorosos e temíveis usados pelos Vikings no passado. A técnica consistia em uma incisão feita nas costas da vítima. Suas costelas eram abertas tirando para fora seus pulmões imitando assim o formato das asas de uma águia….Leia mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo