fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Entenda a ligação de Floki com os corvos

Durante a série “Vikings” é mostrado várias vezes que Floki tem uma certa ligação com os corvos. Representando o deus nórdico Odin, os pássaros também acompanharam outros personagens durante a trama. Apesar disso, é evidente a ligação do construtor de barcos com os animais.

Hrafna-Flóki Vilgerðarson no seu navio – Foto – Reprodução/Wikipédia

Desde o início da trama é mostrado que Floki é um fanático pelos deuses. Isso evidentemente lhe trouxe altos custos posteriormente. Hrafna-Flóki Vilgerðarson (Flóki Vilgerðarson) é descrito como o primeiro explorador norueguês do século IX a navegar deliberadamente para a Islândia.

Sua história é descrita no Livro dos assentamentos (Landnámabók). De acordo com o manuscrito, Floki teria ouvido falar sobre novas terras localizadas à oeste conhecidas como Garðarshólmi. Ele era filho de Vilgerd Karadatter, herdeira de Horda-Kåre, do reino de Hordaland.

Qual a ligação de Floki com os corvos?

A história cita que ele saiu da Noruega em direção as Ilhas Shetland. No caminho, acabou perdendo a sua filha, vítima de um afogamento. Apesar disso, Floki continuou em frente até chagar às Ilhas Faroé.

Neste momento a simbologia dos corvos passa a fazer sentido. Para guiá-lo durante a viagem, ele levou três corvos. Devido a isso, recebeu o apelido de Raven-Floki (Hrafna-Flóki) sendo mencionado dessa forma nas sagas e lendas.

Mapa que define as rotas dos primeiros escandinávos na Islândia, durante o século IX – Foto – Max Naylor, Public domain, via Wikimedia Commons

Após navegar pelas Ilhas Faroé, Floki libertou seus corvos. O primeiro retornou a ilha. Já o segundo, voltou à bordo da embarcação. Porém, o terceiro pássaro não retornou, indicando que eles estavam próximos de uma nova terra.

Foi quando Floki e seus companheiros avistaram uma baía e desembarcaram em Vatnsfjörður, onde montaram acampamento. No local, o navegador subiu ao topo mais alto de uma montanha e ao avistar a expansão do lugar, o nomeou de Islândia.

Leia também:

Conheça o verdadeiro filho de Ragnar e Lagertha não mencionado na série

Durante a série “Vikings” é mostrado que os personagens Lagertha e Ragnar Lothbrok são pais de dois filhos. O primeiro deles é Bjorn Ironside, que nas sagas é herdeiro de Aslaug. Mas o nome do verdadeiro filho do casal não foi mencionado na história….Saiba mais!

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo