fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Como Ragnar Lothbrok conheceu Aslaug na história real?

Vários elementos presentes na série “Vikings” foram adaptados para melhor apresentação dos personagens e história na TV. É mostrado que Ragnar Lothbrok trai Lagertha com Aslaug, princesa que retorna à Kategatt gravida.

De acordo com a Saga de Ragnar Lodbrok, Aslauga (também chamada de Kráka), era filha de Sigurdo e Brunilda. Ela foi criada por Heimer, pai adotivo de sua mãe. A lenda conta que após a morte de seus pais, Heimer teria construído uma enorme harpa para esconder a jovem em seu interior, a protegendo dos perigos que aparecessem pelo caminho.

Rei Heimer e Aslauga – Reprodução/Wikipédia

Ele era harpista e tinha o costume de viajar de vilarejo a vilarejo. Certo dia, eles chegaram Spangereid, localizado em Lindesnes, na Noruega. No local, eles foram hospedados pelos camponeses Áke e Grima.

Áke e Grima descobrem Aslauga. Pintado por Mårten Eskil Winge, 1862

Pensando que a harpa guardava na realidade itens preciosos, Áke foi convencido pela esposa a matar Heimer durante a noite enquanto ele ainda dormia. No entanto, ao quebrarem o instrumento eles encontraram Aslaug e passaram a criá-la como a sua própria filha.

Aslaug conhece Ragnar

A história mostrada na série é bem fiel a das sagas contendo apenas algumas diferenças. Enquanto se banhava no rio, Aslaug foi descoberta pelos homens de Ragnar. Entusiasmados com a sua beleza, eles deixaram o pão que estavam assando queimar.

Ragnar então perguntou o que havia acontecido. Seus homens lhe contaram sobre a beleza da jovem e o rei viking ordenou que ela viesse até ele nem vestida, nem descoberta, nem faminta e nem cheia, nem sozinha e nem acompanhada.

Aslaug surpreendeu Ragnar ao passar em seu teste chegando ao acampamento vestida em uma rede, mordendo uma cebola e acompanhada de um enorme cão. Após isso, ele pediu sua mão em casamento, mas Kráka recusou e disse que se casaria com ele apenas quando a sua missão na Noruega fosse concluída.

Juntos eles tiveram cinco filhos chamados Bjorn Ironside, Ivar, o Desossado, Huitserco Camisa Branca, Haldano e Sigurdo Olho de Serpente.

Leia também:

Saiba onde está localizado o túmulo de Rollo, fundador do Ducado da Normandia

O personagem Rollo foi apresentado em “Vikings” como irmão de Ragnar Lothbrok. Apesar de na história real eles sequer terem nascido na mesma época, os produtores acharam melhor criar todo um enredo envolvendo o parentesco de ambos….Mais detalhes!

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo