fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Descubra qual era a doença do verdadeiro Ivar, o Sem-Osso

Na série “Vikings” é mostrado que Ivar, o Sem-Osso sofre de uma doença que muitos acreditam se tratar da osteogênese imperfeita, também chamada de “doença dos ossos frágeis”.

A osteogênese imperfeita é causada por genes defeituosos que afetam o modo como o corpo produz colágeno, uma proteína que ajuda a fortalecer os ossos.”.

Ivar Vikings
Foto – Reprodução/Amazon Prime Video

Ela se caracteriza pela coloração azulada do branco dos olhos, deformidade física, escoliose e fratura óssea. Nas sagas, ele é constantemente associado a Imar, rei nórdico de Dublim que morreu em 873.

O próprio criador da série, Michael Hirst, falou sobre a doença do herdeiro de Aslaug e Ragnar Lothbrok. Durante entrevista para o SBS Austrália, Hirst disse o seguinte:

Ao ter decidido que ele tinha doença de ossos de vidro, fizemos a pesquisa sobre isso e nos encontramos pessoas com a doença, ou com alguém na família que sofre disso, e ouvimos o que eles tinham a dizer.”, afirmou.

Também é dito no Conto dos Filhos de Ragnar que Ivar foi amaldiçoado devido as ações de seu pai, que não aguardou três noites para consumir o casamento com a mãe do Desossado. Isso leva a entender que de fato Ivar sofria de osteogênese, apesar de alguns estudiosos ainda não chegarem a um consenso.

Apesar dessa limitação física, o guerreiro se destacava por sua inteligência.

Leia também:

Saiba onde está localizado o suposto túmulo de Björn Ironside

Björn Ironside se tornou um dos filhos mais importantes de Ragnar Lothbrok na série “Vikings”. Apesar de na história real ser filho de Aslaug, o guerreiro foi apresentado como herdeiro de Lagertha e ganhou destaque devido a sua morte heroica na 6ª temporada. Saiba onde está localizado o suposto túmulo do guerreiro viking…Saiba mais!

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo