Bjorn Ironside tornou-se um dos personagens mais importantes de “Vikings”. Na série, ele foi apresentado como primogênito de Ragnar Lothbrok e Lagertha. Apesar de existirem várias diferenças em relação à história mostrada nas Sagas Nórdicas e a adaptação do canal History, alguns detalhes acabaram sendo mantidos.
Segundo a lenda, Bjorn recebeu a alcunha “Järnsida” por causa de sua invulnerabilidade, ganha graças a uma poção mágica dada por sua mãe, a feiticeira Aslaug. Sim, nas sagas, o guerreiro é apresentado como sendo um dos herdeiros do herói lendário Ragnar Lothbrok com Aslaug, uma de suas esposas.
De acordo com a Saga de Hervör e a Saga de Ragnar Lothbrok, Bjorn herdou o domínio de Svitjod, que viria a se tornar a futura Suécia. Durante sua trajetória, ele comandou várias expedições importantes.
Uma delas aconteceu na região do Rio Sena, na França. Posteriormente, o guerreiro se uniu com seus irmãos realizando invasões à Itália, Espanha e sul da França. Ao contrário do que foi mostrado na série de TV, ele retornou à Escandinávia, morrendo como um homem rico.
Suposto túmulo de Bjorn Ironside na vida real
De acordo com a lenda, Bjorn Ironside teria sido sepultado em um montículo conhecido como “Björn Järnsidas hög”. O local mede cerca de 5 m de altura e 20 m de largura, tendo sido encontrado por antiquários no século XVIII na ilha de Munsö, Suécia.
Em seu topo é possível encontrar uma pedra rúnica catalogada como U13. O canal Stonetalk teve a oportunidade de visitar o local envolto em lendas, que guarda uma história misteriosa sobre o lendário caudilho viking.