fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Afinal, Floki realmente existiu?

Um dos personagens mais importantes de “Vikings” é Floki, construtor de barcos que ajudou Ragnar Lothbrok a alcançar novas terras. Na série ele é descrito como um fiel seguidor dos deuses pagãos responsável por encontrar a “Ilha dos Deuses”.

Floki vikings
Foto – Reprodução/History

Hrafna-Flóki Vilgerðarson é descrito nas sagas como o primeiro explorador a deliberadamente navegar para a Islândia. O personagem era filho da herdeira de Horda-Kåre, do reino de Hordaland.

Sua história está documentada por um manuscrito medieval islandês chamado Landnámabók (Livro dos Assentamentos). Após Floki ouvir histórias sobre uma nova terra localizada à oeste chamada de Garðarshólmi, ele decide viajar até o local.

Partindo do oeste da Noruega rumo às Ilhas Shetland, o nórdico precisou enfrentar grandes desafios e perdas pelo caminho. Durante a viagem, Floki contou com a ajuda de três corvos sendo apelidado de Raven-Floki (Hrafna-Flóki).

Página do manuscrito – Reprodução/Wikipedia

Ele soltou os pássaros enquanto navegava. Um deles retornou ao barco. O outro voltou para a ilha e o terceiro não retornou, indicando que eles estavam se aproximando da terra firme. O explorador e seus companheiros então avistaram uma baía, desembarcando em Vatnsfjörður, onde montaram acampamento ficando por todo o inverno no local.

O texto conta que ao subir na montanha mais alta da ilha, Floki conseguiu avistar toda sua expansão decidindo então a nomear de Islândia.

Referências:

  • Palamin, Flávio Guadagnucci (21–23 de Setembro de 2011). Breves Considerações sobre a Edda Poética e a Edda em Prosa (pdf). V Congresso Internacional de História. Universidade Estadual de Maringá. p. 2364. Consultado em 12 de fevereiro de 2019
  • Bill Holm (2010), The Windows of Brimnes: An American in Iceland, Milkweed Editions, ISBN 1571318283 p. 42.
  • Gwyn Jones, A History of the Vikings, Oxford University Press, 1973, p. 273.
VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo