fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: A história real por trás do personagem Athelstan

O personagem Athelstan é mostrado em “Vikings” como um monge cristão encontrado por Ragnar Lothbrok e seus homens durante uma invasão a um mosteiro na primeira temporada. No entanto, a verdadeira história por trás do cristão é bem diferente da mostrada na trama.

A História Nacional da Galeria de Retratos dos Reis e Rainhas da Inglaterra por David Williamson, 1998 – Reprodução/Wikipédia

Athelstan (Etelstano) se tornou rei dos anglo-saxões entre 924 e 927. Ao contrário do que foi apresentado em “Vikings”, Athelstan era filho de Eduardo, o Velho e sua esposa Ecgvina. Historiadores modernos acreditam que ele tenha sido o primeiro Rei da Inglaterra, além de ter se tornado um dos maiores governantes anglo-saxões da história.

A série “The Last Kingdom” segue elementos apresentados sobre a vida do personagem com maiores detalhes, diferente da produção do History. A história mostra que Athelstan nunca se casou e foi sucedido por seu irmão Edmundo I.

O último território viking

Iorque era considerada o último território viking quando Athelstan a conquistou por volta de 927. Após isso, ele se tornou o primeiro rei anglo-saxão a governar a Inglaterra. Mais tarde, no ano de 934, o rei invadiu a Escócia e fez com que Constantino II se submetesse ao seu domínio.

Tumba do rei Etelstano por Arpingstone – Reprodução/Wikipédia

Isso fez com que os vikings e escoceses ficassem ressentidos resultando em uma invasão futura à Inglaterra. Criado na Mércia como estratégia de seu pai para conseguir a lealdade do reino, Athelstan morreu no ano de 939 aos 44 anos de idade.

Seus restos mortais foram enterrados na abadia de Malmesbury, em Wiltshire.

Leia também:

Ragnar era realmente irmão de Rollo na vida real?

Durante a série “Vikings” é mostrado que Ragnar Lothbrok e Rollo Lothbrok são irmãos. Em certo momento o guerreiro resolve sair da sombra do seu próprio irmão tornando-se um importante rei normando. As Sagas Nórdicas mostram um versão diferente da exibida pela produção de TV….Saiba mais!

.

.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo