fbpx
Séries

Vikings: A história real de Halfdan

A série “Vikings”, produzida pelo History, mistura elementos históricos com ficção para contar a história dos antigos e temidos nórdicos que viveram no passado. Na produção, Halfdan é irmão de Harald e se aventura ao lado de Bjorn na quinta temporada.

Também chamado de Haldano, O Negro, o personagem histórico foi pai de Haroldo Cabelo Belo, o primeiro rei da Noruega. Não existem muitas fontes que o mencionem na história. As informações contendo o nome do personagem histórico são consideradas por historiadores como semi-lendárias.

Quem foi Halfdan?

Ele é mencionado em Heimskringla, de Snorri Sturluson e na História da Noruega (datada do fim do século XII). O livro, escrito em Latim, descreve o personagem como um ‘rei nas montanhas’.

Segundo informações dos livros Heimskringla e Fagsrkinna, Haldano era filho de Gudrodo, o Caçador e Asa, filha do rei Haroldo de Agder. Um dos criados de seu pai acabou o matando quando o viking tinha apenas um ano de idade. Quem teria dado a ordem seria Asa, mãe de Haldano para se vingar do marido pela morte de seu pai.

Asa levou Haldano para o reino de Agder (Sua terra natal). Lá ele foi crado e quando completou 18 anos de idade se tornou rei de todo o reino. Através de negociações políticas, o viking conseguiu aumentar a sua popularidade e também conquistar novos aliados.

O então rei dividiu o reino de Folde Ocidental com o seu meio-irmão Olavo, o Elfo de Gerstado. Através de várias manobras militares, Haldano conseguiu persuadir o rei Gandalfo de Vingulmarca a lhe ceder todo o seu reino.

Logo em seguida, ele subjugou uma área conhecida como Romerícia. As fontes dizem que a morte do grande rei ocorreu após ele se afogar ao cair dentro de um lago congelado chamado Randsfjorden. O fato aconteceu durante o seu regresso de Hadelândia.

O gelo foi enfraquecido por causa das fezes de seus cavalos e atrito de seu trenó. Ele foi sepultado em uma mamoa localizada em Stein, Ringerícia. Ainda segundo o livro Heimskringla, todos os distritos reclamaram a sua sepultura e através de um acordo, o corpo de Haldano foi dividido em quatro partes resultando nas quatro mamoas de Haldano. A versão ainda diz que a cabeça do viking estaria sepultada em Ringerícia.

Veja também:A história real de Harald, da série ‘Vikings’

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo