Graças a popularização da série “Vikings”, muitas pessoas puderam acompanhar informações sobre os antigos nórdicos. Seus costumes, modo de vida, guerras e também cultura se tornaram marcantes com o passar das temporadas da série produzida pelo History.
Desde o primeiro episódio é mostrado que os guerreiros prezam pela batalha e sangue. Isso porque segundo a cultura, aqueles que eram mortos durante a batalha tinham a oportunidade de conhecer Valhalla. O local é uma espécie de ‘paraíso’ para os pagões.
Por causa disso, os vikings ficaram conhecidas como os guerreiros que não temiam a morte. Eles na realidade, estavam sempre em busca dela através de confrontos e guerras por novos territórios.
Entenda um pouco sobre a origem de Valhalla na cultura nórdica
Valhala, Valíala,Valhalla ou Walhala é um majestoso salão com cerca de 540 portas. Ele está situado em Asgard sendo dominado pelo deus Odin. O próprio deus de acordo com a cultura nórdica, escolhe metade dos guerreiros que morreram em combate.
Estes são levados para Valhalla pelas Valquírias. A outra metade, vai para os campos de Folkvang que são controlados pela deusa Freia. No grande salão, os guerreiros se juntam com outros que morreram em combate. Lá eles se preparam para ajudar Odin durante os eventos do Ragnarök.
Criaturas vivem em torno de Valhalla, sendo elas o veado Eikþyrnir e o bode Heidrun. Eles consomem a folhagem da árvore Læraðr. O Edda em verso (Século XIII), fala sobre o grande salão repleto de escudos de ouro em seu teto.
Também é possível ver passagens sobre o grande salão nas estrofes do poema anônimo que foi escrito no século X. Ele comemora a morte de Érico Machado Sangrento (Eiríksmál).
Outros locais que citam Valhalla: Grímnismál e Helgakviða Hundingsbana II
Vale ressaltar que a Netflix irá produzir uma derivada de “Vikings” chamada “Valhalla”. Ela irá se passar 100 anos após os eventos da série original e terá como personagens grandes figuras históricas…Veja mais!