A Netflix divulgou oficialmente alguns dos nomes que farão parte da derivada “Vikings: Valhalla”, série que dará continuação aos eventos da 6ª temporada de “Vikings” cerca de 100 anos depois.
Um deles será Harald Sigurdsson, também conhecido como Harald Hardrada (Haroldo III da Noruega) nas Sagas Nórdicas. Na série, ele será interpretado pelo ator Leo Suter, sendo apresentado como um nascido da nobreza Viking e um dos últimos berserkers. Na trama, Harald será responsável por unir os cristãos e os seguidores de Odin.
Muitos confundem Harald Hadrada com Harald Fairhair (Haroldo I da Noruega), personagem que inclusive apareceu em “Vikings”e foi interpretado pelo astro Peter Franzén.
Quem realmente foi Harald Hardrada?
Haraldr Sigurðarson foi rei da Noruega entre os anos de 1046 até sua morte em 1066. Antes de ganhar reconhecimento e se tornar rei, ele foi comandante militar na Rússia de Quieve e também trabalhou como chefe da Guarda Varegue durante o Império Bizantino.
Aos 15 anos de idade, Harald e seu meio-irmão Olavo (Santo Olavo) lutaram lado a lado na Batalha de Stiklestad. Ambos foram derrotados por forças leais ao rei dinamarquês Canuto, o Grande (Personagem que também fará parte de Valhalla) e Harold foi enviado ao exílio na Rússia de Quieve.
Após isso, Hardrada (Sigurdsson) passou um tempo no exército do Grão-Príncipe Jaroslau, o Sábio, onde eventualmente conseguiu a patente de capitão. Em 1034, ele se mudou para Constantinopla onde se envolveu em disputas imperiais dinásticas.
Durante o período em que ficou no Império Bizantino, Harald conseguiu acumular uma grande riqueza. No ano de 1042, ele deixou os bizantinos e chegou a Quieve com planos de recuperar o trono da Noruega.
Em 1046, reuniu forças com o rival de Magno na Dinamarca e invadiu a costa do território. Magno não quis lutar contra o seu tio e concordou em dividir o seu reinado com Harald. Para isso, impôs a condição de que ele compartilhasse sua riqueza.
No ano seguinte, Magno faleceu e Harald se tornou o único governante da Noruega. Com isso, ele esmagou toda a oposição regional e local esboçando a unificação territorial da Noruega sob uma governança nacional.
Durante o seu reinado, a paz e estabilidade foram características, além de uma economia viável com a moeda e também o comércio exterior. O rei foi morto durante um dos ataques das forças de Haroldo II na Batalha de Stamford Bridge.
Muitos historiadores acreditam que a morte de Harald, em Stamford Bridge, pôs fim a chamada Era Viking.
Veja também:
A história real de Freydís Eiríksdóttir, uma das protagonistas do spin-off de ‘Vikings’