A série “The Last Kingdom” mostrou o personagem Cnut, interpretado pelo ator Magnus Bruun. Ele na realidade é uma representação nas telinhas do Rei Canuto II, o Grande, que governou a Dinamarca, Nortumbria e Inglaterra.
O personagem irá aparecer na derivada de “Vikings” intitulada “Vikings: Valhalla”. Na trama, ele será interpretado pelo ator Bradley Freegard.
O verdadeiro Cnut
Ainda como príncipe dinamarquês, Canuto II conseguiu conquistar o trono da Inglaterra por volta de 1016, ano de início das atividades vikings no noroeste da Europa.
Em 1018, a ascensão de Canuto ao trono dinamarquês fez com que as coroas da Dinamarca e Inglaterra se unissem. O então rei procurou unir os ingleses e dinamarqueses mantendo como base de poder os laços de costumes e riquezas. Além disso, Canuto II também se destacou por sua brutalidade.
Após 10 anos de conflito com seus oponentes na Escandinávia, Cnut reivindicou a coroa da Inglaterra tomando posse de cidades da Suécia.
Infância e família
Knútr inn ríki (Em nórdico antigo) era filho do descendente de Haroldo, Dente Azul (Haroldo Bluetooth) chamado Svend Tveskæg (Sueno I da Dinamarca). Vários mitos difundidos durante a idade média dizem que Canuto seria filho de uma princesa polonesa conhecida como Gunhild. O nome verdadeiro de sua mãe é desconhecido.
O personagem também manteve fortes vínculos com o cristianismo, já que seu avô, Haroldo, ocupou o trono dinamarquês durante a época em que os dinamarqueses estavam iniciando o processo de cristianização.
No poema nórdico Knútsdrápa, escrito pelo poeta Óttarr svarti, é dito que Canuto era muito jovem quando foi para a guerra pela primeira vez. No mesmo texto, ainda é mencionado o ataque à cidade de Norwich, no ano de 1003, e a invasão da Inglaterra de Sueno I, que após a sua morte, foi sucedido por Harald II.
Harald II se tornou rei da Dinamarca e Canuto foi elegido pelos dinamarqueses e os vikings como Rei da Inglaterra.
Em “Valhalla”, é descrito que Canuto será um lendário líder viking coroado em 1017. O spin-off de “Vikings” deve estrear no catálogo da Netflix ainda em 2021.
Veja também: