Neste sábado, 10 de outubro de 2023, ocorrerá o eclipse solar anular, fenômeno em que a Lua não cobre totalmente o Sol, resultando em um “anel de fogo”. Apesar da beleza, é necessário tomar diversos cuidados para não prejudicar a visão.
Objetos como óculos de sol e chapas de radiografia não devem ser usados para observar o eclipse, pois não oferecem proteção suficiente. A opção mais viável é usar vidro de soldador número 14 ou superior, combinado com uma proteção de papelão que tenha um furo central, onde o acessório pode ser encaixado.
Dessa forma, evita-se que a luz atinja os olhos de maneira indireta. Outra dica é fazer pausas de 30 a 40 segundos, pois mesmo usando o material, a luz ainda pode ultrapassar o vidro.
A que horas será o eclipse solar?
O horário do fenômeno varia de estado para estado. Espera-se que a Lua comece a cobrir o Sol por volta das 15h30 (horário de Brasília). A seguir, você pode conferir os horários aproximados de cada capital. Mas é importante ficar de olho no céu, para não perder nenhuma etapa do evento.
Horários aproximados do eclipse solar anular:
Chamado de anular, o fenômeno recebe esse nome devido ao anel formado através da ocultação parcial do Sol pela Lua. Quando isso ocorre, é possível ver o anel de luz ao redor da Lua. Para locais que terão a visão plena do eclipse, será possível observar uma imagem bastante curiosa, com uma espécie de “anel de fogo” no céu.
Leia também: Eclipse solar anular 2023: Veja como será a visão do Sol em cada estado do Brasil
.
.