Neste sábado, 14 de outubro, ocorrerá o eclipse solar anular 2023, um fenômeno que ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, fazendo com que parte do disco solar seja coberta, resultando em um “anel de fogo.”
Como resultado, partes do Brasil literalmente se transformarão em noite, tornando a experiência única e muito curiosa. O evento poderá ser visto a olho nu, mas é importante tomar cuidados essenciais para evitar problemas de visão sérios.
Use filtros adequados
É possível observar o eclipse anular usando filtros adequados que protegerão sua visão e proporcionarão uma boa experiência. Segundo a professora Auta Stella, do Planetário Barca dos Céus, com a diminuição da luz visível durante o fenômeno, os olhos tendem a ficar menos protegidos e suscetíveis a danos, como a radiação e os raios não visíveis.
Uma boa opção é usar vidros de soldador com tonalidade N14 ou superior. Mesmo usando o acessório, ainda é importante, segundo o diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros, Marcelo Zurita (via O Globo), não abusar do tempo.
Mesmo filtrando parte da radiação, o acessório ainda permite que alguma luz passe. Por esse motivo, o recomendado pelo profissional é descansar por cerca de 30 a 40 segundos, voltando a observar o fenômeno.
O tamanho do vidro também é importante. Conforme explicado pelo canal Manual do Mundo no YouTube, uma tática segura seria acoplá-lo em uma caixa de papelão. Dessa maneira, o observador ganha mais segurança ao observar o eclipse anular apenas pelo furo com o vidro, evitando que seus olhos sejam atingidos de forma indireta pela luz.
Confira mais dicas para observar o fenômeno com segurança:
Horário do eclipse anular
O eclipse deve começar por volta das 15h (horário de Brasília), atingindo seu pico em regiões como Manaus entre as 15h e 15h30 e João Pessoa às 16h40. O fenômeno chegará ao fim na costa leste do Brasil por volta das 17h30 (horário de Brasília).
Leia também:
Que horas vai ser o eclipse solar anular?
Neste sábado, 14 de outubro, o público terá a oportunidade de assistir ao eclipse solar anular, fenômeno no qual a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, originando um “anel de fogo”. A seguir, você pode conferir qual será o horário aproximado do eclipse nas principais cidades brasileiras…Saiba mais!
.
.