Após o grande sucesso do filme “Titanic” nos cinemas, muitos tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o naufrágio que vitimou várias pessoas no Oceano Atlântico. O RMS Titanic foi um navio britânico operado pela White Star Line, que após colidir com um iceberg às 23h e 40 min de 14 de abril de 1912, afundou em meio ao oceano.
Na época, existiam até mesmo lendas dizendo que a embarcação era “inafundável” devido ao seu tamanho e estrutura colossais. No comando do navio estava o capitão Edward John Smith, um homem descrito por muitos sobreviventes como “herói” por se manter firme até o último instante.
Muito se discute em relação a morte de Smith no Titanic. Existem várias versões diferentes apresentadas pelos sobreviventes do naufrágio.
Como tudo teria acontecido
No momento em que o Titanic colidiu com o iceberg, Smith não estava na ponte de comando. Após a batida, foi possível sentir um tremor leve, o que chamou a atenção do capitão, que foi para a ponte onde estava o primeiro oficial William Murdoch.
Ele então foi informado sobre toda a situação e mandou chamar o projetista do navio Thomas Andrews. Juntos eles foram até os convéses inferiores e foi avaliado que o RMS Titanic iria afundar em cerca de uma hora e meia.
Diante dessa situação, foi aconselhado que a tripulação abandonasse a embarcação o quanto antes. O capitão então pediu para que as caldeiras fossem desligadas evitando que houvesse algum tipo de explosão de vapor.
Os preparativos para o lançamento dos botes salva-vidas foram iniciados. Ao mesmo tempo, os operadores de rádio receberam a ordem de enviar um sinal de socorro (CQD) informando que o Titanic estava afundando.
Com o passar do tempo, Smith começou a realmente compreender a complexidade da situação e chegou a ficar paralisado. É dito que inicialmente seus colegas não receberam nenhuma ordem ficando sem saber o que fazer diante da seriedade da colisão.
Morte misteriosa
A morte do capitão do Titanic ainda é bastante controversa. Isso porque existem variações ditas pelos sobreviventes sobre o que realmente teria acontecido. Ella White, uma das sobreviventes, disse durante o inquérito sobre o náufrago que chegou a ver o capitão ir até a grande escadaria.
Smith teria pedido para os passageiros irem para os botes salva-vidas. Já Arthur Godfrey, disse que o capitão do navio estava fazendo tudo o que podia para ajudar na evacuação.
“Ele estava fazendo tudo que podia para levar as mulheres para os botes e para ver que fossem lançados propriamente.”, revelou o sobrevivente.
O passageiro Robert Williams Daniel ainda comentou o fato dizendo que Smith foi um verdadeiro herói.
“O capitão Smith foi o maior herói que eu já vi. Ficou na ponte e gritou por um megafone, tentando ser ouvido”.
Às 2h e 5min da madrugada do dia 15 de abril, o capitão liberou Bride e Phillips de suas funções. Eles ainda tentaram enviar um sinal de socorro por mais 10 minutos. De acordo com informações ditas pelo comissário Edward Brown, o capitão teria se despedido de seus subordinados dizendo o seguinte:
“Bem rapazes, façam o melhor pelas mulheres e crianças, e tomem conta de si mesmos“.
Infelizmente o capitão morreu no náufrago sob circunstâncias ainda misteriosas. Os sobreviventes lembram de Edward Smith como um herói, que teria lutado até o fim afundando junto com o RMS Titanic.
Leia também: O que aconteceu com o ator Jet Li?
.
.