A escudeira Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson) recebeu uma espada especial na primeira temporada de “Vikings: Valhalla”. O item tem um significado importante ligado a uma profecia feita pelo Vidente no quinto episódio intitulado “Milagre”.
Ao mesmo tempo em que seus companheiros vivem um conflito devido ao cristianismo, Freydis reforça ainda mais a sua crença nos deuses nórdicos. Em um ritual feito em Uppsala, o Oráculo diz que ela seria a “última”, talvez uma referência dizendo que a irmã de Leif seria a última pagã resistir a expansão do cristianismo.
Ela recebe uma espada com algumas inscrições em forma de rúnica. O criador Jeb Stuart falou sobre o seu significado (via: Netflix) dizendo que está escrito “Guardião da Fé”. O Vidente sabe que mesmo os vikings terem se convertido ao cristianismo, alguns deles ainda o procuram para descobrir detalhes sobre o seu futuro.
A espada mostra que Freydis será a responsável por levar o legado de seus antecessores até os reinos cristãos. Ao que tudo indica, ela será uma das últimas pagãs a se converter (caso isso aconteça de fato).
“A cruz que carregava a espada nunca foi você. Era o meu destino.”, diz Freydis a Jarl Kåre antes de o matar.