Umas das grandes dúvidas dos fãs da série “Vikings” é a sua cronologia. Por ser baseada na saga de Ragnar Lodbrok a produção segue uma ordem de acontecimentos. Diante disso, o site Screen Rant tentou explicar melhor quanto tempo se passou entre o primeiro episódio e a 6ª temporada.
Durante a primeira temporada são mostrados fatos do ano 793 depois de Cristo, quando os vikings invadiram o monastério de St. Cuthbert na Ilha de Lindisfarne. Esse evento em especial é mostrado na história como algo ligado às sucessivas invasões vikings da época.
A partir do segundo episódio da 2ª temporada, a série avança cerca de quatro anos. Pode se perceber isso através da mudança de Bjorn que agora já é um adolescente.
A idade de Ragnar
Podemos fazer algumas estimativas relacionadas a idade de Ragnar na série.
O histórico ataque a Lindisfarne aconteceu no ano de 793, o mesmo mostrado no início de “Vikings”. Nessa época, segundo o Observatório de séries, Ragnar tinha 31 anos de idade.
O cálculo foi feito usando como referência a idade de Bjorn na primeira temporada. Ragnar se tornou pai aos 19 anos e Bjorn tinha 12 anos no início da série.
Sobre quantos anos o rei viking tinha quando morreu, já é algo mais especulativo. O verdadeiro Ragnar pode ter morrido entre os anos de 852 e 856. Isso significa que na série o personagem tinha entre 89 e 94 anos quando morreu, o que não parece possível, já que Ragnar aparentava ser mais jovem.
Muitos levam em consideração o número de filhos do viking. Todos eram adultos quando ele faleceu e isso pode significar que Ragnar tinha entre 50 e 60 quando foi morto por Aelle.
Michael Hirst não estava preocupado com datas
A partir de então, “Vikings” começa a se perder no tempo e não dá tanta importância a datas históricas e a época em que elas aconteceram se preocupando em narrar os fatos relacionados aos herdeiros de Ragnar. O próprio criador da trama, Michael Hirst, destacou isso durante entrevista ao Enterntainment Weekly.
“As pessoas me perguntam, ‘Qual é exatamente o salto no tempo?’ Eu não sei exatamente! Foi apenas o tempo suficiente para os meninos crescerem. Se foram seis ou sete anos ou oito anos, não me preocupou particularmente”.