O personagem Hvitserk é apresentado em “Vikings” como sendo um dos herdeiros do rei lendário Ragnar Lothbrok. Os produtores da série tiveram que adaptar vários elementos presentes nas sagas.
Várias fontes afirmam que na realidade Hvitserk ou Hvitsärk, nascido no ano de 774, teria sido Halfdan Ragnarsson, um dos herdeiros de Ragnar Lothbrok. As sagas nórdicas sempre o descrevem como Hvitrsek, enquanto que as crônicas anglo-saxônicas o nomeiam como Halfdan.
Seguindo o que foi descrito nas Crônicas, Hvitserk teria sido um dos comandantes do Grande Exército Pagão. Ele também esteve presente em várias batalhas e conquistas como as do norte da Mércia, da Nortúmbria e também East Anglia.
Após Ivar viajar para a Irlanda, Hvitserk se tornou o principal comandante do exército. Em 870, ele conduziu os pagãos durante uma invasão ao reino de Wessex. Passou-se algum tempo após Ivar ter deixado o exército. Após isso, um grande número de guerreiros chegou da Escandinávia reforçando o número de guerreiros comandados por Hvitserk (Halfdan).
Fontes também citam que ele foi rei de Dublin e ocupou a cidade de Londres em meados do ano 871. Após retornar à York ele foi demitido devido ao fato de também governar a região. Posteriormente, em 877, voltou à Irlanda com o desejo de reconquistar Dublin.
Neste momento é citado que o filho de Ragnar encontrou um grande exército chamado conhecido como “justos pagãos”. Fontes sobre Hvitserk são muito escassas e os produtores precisaram usar a criatividade para criar sua história na série.
Leia também:
Esqueceram deles! Conheça os verdadeiros filhos de Ragnar e Lagertha não mencionados na série
Ragnar Lothbrok teve vários filhos na série “Vikings”. Bjorn Ironside, Gyda, Ubbe, Hvitserk, Sigurd e Ivar foram os nomes citados durante a produção exibida originalmente pelo canal History. No entanto, as sagas nórdicas mostram outros nomes….Saiba mais!
.