Björn Ironside foi apresentado na série “Vikings” como sendo herdeiro de Ragnar Lothbrok e Lagertha. Apesar disso, as sagas mostram que a produção mudou vários elementos em relação a verdadeira história e lenda do personagem.
Bjørn Jernside tem origem dinamarquesa e foi um lendário caudilho viking que teria vivido no século IX. O sobrenome “Braço de Ferro” foi-lhe atribuído por ele ser considerado ‘invulnerável’, após sua mãe, Aslaug, lhe dar uma poção mágica.
A Saga de Ragnar Lodbrok e a Saga de Hervör descrevem o personagem como sendo herdeiro de Ragnar e Aslauga (Aslaug). Elas ainda citam que o guerreiro herdou o domínio de Svitjod, embrião da futura Suécia.
Bjorn foi o primeiro soberano da Casa de Munsö. Ele liderou uma expedição de pilhagem durante o século IX à região do rio Sena, na França. Posteriormente, o viking também liderou outras missões ao lado de seus irmãos à Espanha, Sul da França e também à Itália.
Mais detalhes sobre a história completa do personagem você pode conferir no vídeo abaixo:
Morte e local de sepultamento segundo a lenda
Após ter participado de várias expedições de conquista à Inglaterra, Bjorn Ironside retornou para a Escandinávia. A história conta que o viking viveu o resto de seus dias como um homem rico.
Segundo a lenda, o guerreiro foi sepultado em um montículo conhecido como “túmulo de Bjorn Ironside“. Medindo 5 m de altura e 20 m de largura, o local foi encontrado por antiquários na ilha de Munsö, no Lago Malar, Suécia, durante o século XVIII.
O que mais chama a atenção é o que está em cima do montículo. Foi encontrado no local os restos de uma pedra rúnica catalogada como U 13.
Confira:
Veja também: