fbpx
História e ArqueologiaSéries

Vikings: Afinal, como o verdadeiro Ecbert morreu na vida real?

Durante a série “Vikings” foi apresentado aos espectadores o personagem Ecbert, rei de Wessex. Na história real, Egberto governou Wessex a partir do ano 802 até o seu falecimento. Ele era filho de Ealmundo de Kent, que reinou Kent em 784.

Em 780, Ecberto foi exilado pelos reis Beortrico de Wessex e Offa da Mércia. Após a morte de Beortrico, ele ocupou o seu trono. Os primeiros anos de reinado do importante rei de Wessex são um mistério.

Acredita-se que ele tenha conseguido manter a independência do reino de Wessex contra a Mércia. Posteriormente, em 825, derrotou Beornulfo da Mércia durante batalha de Ellandun.

Mais tarde, ele conseguiu tomar as dependências mercianas à sudeste da Inglaterra. No ano de 829, Egberto mais uma vez saiu vitorioso após derrotar Viglafo da Mércia o expulsando de seu próprio reino após isso.

Representação de Egberto na fachada da Catedral de Lichfield, Inglaterra.

A verdadeira morte de Ecbert

A história real do personagem mostra que ele continuou a governar até sua morte. Após Egberto não conseguir manter a sua posição dominante sobre o reino da Mércia, Viglafo da Mércia reconquistou o reino após ter se passado um ano de sua expulsão.

Wessex continuou a manter o controle sobre Surrey, Sussex e Kent. Os territórios foram passados para o filho de Egberto, Etelvulfo. O rei de Wessex morreu em 839 e seus ossos foram depositados, supostamente, em um mortuário do século XVI, localizado na Catedral de Winchester.

Baú mortuário do século XVI, de uma série montada pelo bispo Foxe na Catedral de Winchester, que supostamente conteria os ossos de Egberto. Reprodução/Wiki

Leia também:

Peaky Blinders: Quando a 6ª temporada será lançada?

Os fãs aguardam ansiosamente pela estreia da 6ª temporada de “Peaky Blinders”. Em virtude do coronavirus, a produção sofreu diversos atrasos e finalmente começou a ser filmada no início de 2021. A informação foi confirmada pelo criador Steven Knight e o produtor executivo, Tommy Bulfin, que revelou mais detalhes…Leia mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo