Os desenhos animados, também chamados de Anime no Japão, fazem parte da infância de todas as crianças. Principalmente nos anos 80 e 90, quando computadores, celulares e a internet ainda eram um sonho para poucos, assistir a um desenho na TV era o principal entretenimento dos jovens.
A primeira técnica parecida com um desenho se chamava praxynoscópio. Criada pelo francês Francês Émile Reynaud, ela consistia em um sistema de animação contendo 12 imagens e filmes com 500 a 600 imagens.
Relembre a abertura de alguns desenhos:
Elas eram projetadas através um projetor chamado théatre optique no Musée Grévin em Paris. Acredita-se que um dos primeiros desenhos animados modernos tenha sido Fantasmagorie, criado pelo francês Émile Cohl.
Ele foi projetado pela primeira vez no Théâtre du Gymnase em 17 de agosto de 1908. Após isso, a técnica acabou se espalhando pelos Estados Unidos. Já o primeiro longa metragem teria sido criado pelo argentino Quirino Cristiani.
Ele se chamava Apóstol (1917) não existindo mais cópias sobre ele disponíveis. A animação feita à mão e retraçada em um plástico transparente conhecido como cédula é uma das mais antigas que se tem conhecimento.
Foi através dela que surgiram grandes clássicos de empresas conhecidas como a Disney entre outras. Com o passar dos anos os desenhos feitos de maneira manual foram sendo aos poucos substituídos por técnicas mais avançadas que aceleram o processo de criação.
Criamos um pequeno Quiz com alguns dos desenhos mais marcantes das décadas de 80 e 90. Mostre que você ainda se lembra deles tentando acerto o maior número de perguntas possível.
Faça o teste: