O pirata Barba Negra é um velho conhecido das séries, filmes, documentários e até mesmo desenhos. Muitos acham que o famoso navegante dos mares é apenas um personagem fictício. No entanto, a verdade é que ele realmente existiu na vida real.
Barba Negra esteve presente em séries como “Black Sails”, onde foi interpretado pelo ator Ray Stevenson. Também apareceu em “One Piece”, onde usou o seu nome real na história. O pirata se chamada Edward Teach.
Ele morreu no ano de 1718, durante uma batalha contra a Marinha Naval Britânica. Conhecido principalmente por ser um homem calculista e astuto, a sua verdadeira imagem é bem diferente do que muitos acreditavam na época.
Muitos o chamavam de ‘demônio”, mas não existem registros de prisioneiros que foram torturados e mortos por ele.
O pirata navegou pelas águas do caribe e costa leste das colônias da América. Existem poucas informações sobre a sua infância. Fontes dizem que ele provavelmente nasceu em Bristol, na Inglaterra.
Como ele ganhou evidencia?
Após ter sido colocado no comando de uma chalupa (embarcação de pequeno porte) pelo capitão Benjamin Hornigold, ambos acabaram se unindo participando de numerosos atos de pirataria.
Nove navios foram adicionados à frota de Edward e Benjamin. Um deles foi comandado pelo capitão Stede Bonnet, que posteriormente desistiu da pirataria. Edward Teachse apossou de um navio Mercadante francês o qual nomeou como “Vingança da Rainha Anne”.
Em 1996, uma empresa privada chamada Intersal, encontrou os resquícios de um navio que acreditava-se ser o mesmo usado por Edward.
Devido a sua barba grossa e volumosa de cor preta, o pirata foi apelidado de “Barba Negra”. Outro detalhe que o tornou famoso eram os seus estranhos hábitos. Um deles era colocar pavios de fogo acessos em seu cabelo para assustar seus inimigos durante as batalhas.
Graças a sua experiência e fama, ele conseguiu formar uma aliança com outros piratas bloqueando o porto de Charleston. Teachse extorquiu os habitantes e acabou encalhando o “Vingança da Rainha Anne” em um banco de areia nas proximidades de Beaufort.
Mais tarde, o pirata zarpou rumo a cidade de Bath, onde recebeu o perdão da Coroa Britânica. Apesar disso, a vida de pirata era o seu destino e ele logo voltou ao mar atraindo a atenção do governador da Virgínia, Alexander Spotswood.
O governador reuniu um grupo de soldados e marinheiros para tentar capturar o “Barba Negra”. Em 22 de novembro de 1718, Edward Teachse e sua tripulação foram mortos durante uma batalha brutal liderada por marinheiros a comando do tenente Robert Maynard.
Após a sua morte, o nome de Edward foi romantizado se tornando inspiração para vários piratas apresentados em obras de ficção na TV e no cinema.
Veja também: