fbpx
História e Arqueologia

Barco pertencente a um importante viking foi descoberto na Noruega

A arqueóloga Jani Causevic, do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultura, encontrou os restos mortais do que parece ter sido um importante viking nas proximidades de Øyesletta, na Noruega.

Um detalhe que chamou a atenção é que o indivíduo foi enterrado ao lado de um barco, sugerindo se tratar de alguém importante da antiguidade. De acordo com a arqueóloga (via: Express.co), barcos eram itens caros no passado e quem foi enterrado recebeu honrarias através de um funeral destinado a grandes líderes e pessoas com um alto status.

“Os barcos eram uma coisa cara no passado. Então, quem está enterrado lá provavelmente era alguém importante, e eles queriam mostrar isso dando a ele um enterro rico. Normalmente, pessoas de alto status receberiam um enterro de barco.”, explicou Causevic.

Outro detalhe, é que sepulturas parecidas continham barcos vikings muito menores da encontrada em Øyesletta. Medindo 9 metros de comprimento, a embarcação tinha a capacidade de transportar seis homens.

O barco recém-encontrado no enterro de Øyesletta (à direita) provavelmente se assemelha ao navio Oseberg (à esquerda) (Imagem: Jani Causevic / NIKU / Creative Commons / Petter Ulleland)

O túmulo foi descoberto com a ajuda de radares de penetração no solo. O local é conhecido por conter sepulturas parecidas, mas essa é a primeira encontrada com um barco de grandes proporções.

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo