A série “Vikings” teve a liberdade de inserir alguns personagens fictícios que representam pessoas descritas nas sagas nórdicas. Um deles foi Hvitserk, herdeiro de Ragnar Lothbrok.
No final da 6 temporada ele se converte ao cristianismo. Muitos se perguntaram se isso realmente aconteceu segundo. Alguns historiadores acreditam que Hvitserk seja na realidade Halfdano Ragnarsson.
Vale lembrar que Halfdan apareceu na série como irmão de Harald. No entanto, ele era a representação de Haldano, O Negro, que na verdade foi pai do rei da Noruega na vida real.
A história de Halfdan Ragnarsson
O fato de a história ter passado oralmente de geração para geração pode ter misturado um pouco as coisas, mudando inclusive os nomes. Por esse motivo, acredita-se que Hvitserk seja Halfdano, um dos comandantes do Grande Exército Pagão descrito na Saga Anglo-Saxônica.
A invasão teria sido realizada como vingança pela morte de Ragnar Lodbrok por Aelle da Nortumbria. O exército invadiu o reino da Nortumbria, que já se encontrava em meio a uma guerra civil.
Ele foi dominado pelos vikings, que posteriormente também invadiram a Mércia. Após Ivar deixar o exército e ir para a Irlanda, Hvitserk (Halfdano) se tornou o principal comandante. No ano de 877, Hvitserk retornou a Irlanda juntamente com o seu exército com o objetivo de recuperar a cidade. As forças do herdeiro de Ragnar não obtiveram sucesso e acabaram sendo derrotadas.
Como Hvitserk morreu segundo as Sagas?
Segundo o Ragnarssona þáttr (Conto dos Filhos de Ragnar), após os herdeiros vingarem a morte do rei viking, Hvitserk foi para Gardarike (Garðaríki ). Ele também saqueou com a Rus e acabou sofrendo uma oposição a qual não conseguiu vencer.
Ao ser questionado sobre como ele desejava morrer, Hvitserk decidiu ser queimado vivo em uma estaca de restos humanos. A cena foi adaptada para a série durante a sexta temporada, quando o filho de Aslaug foi colocado em uma fogueira por Bjorn.
Ainda na trama, a proposta de tornar o personagem cristão foi apenas um ponto de partida para a ascensão do cristianismo que será mostrado no spin-off “Vikings: Valhalla”.