Por muito tempo, estudiosos discutem como era o verdadeiro design dos capacetes usados pelos antigos vikings. Através da ficção foi mostrado acessórios cheios de ornamentos e também chifres. No entanto, a história real é bem diferente.
Uma descoberta feita por trabalhadores que instalavam tubulações de esgoto em Chapel Yard, localizada em Yarm, no Reino Unido, pode ter dado uma visão melhor sobre o verdadeiro visual dos capacetes usados pelos guerreiros nórdicos.
A descoberta foi feita no ano de 1950. No local os trabalhadores encontraram um capacete bastante corroído pelo tempo. O item passou a ser exibido desde 2012 no Preston Park Museum.
Recentemente, pesquisadores analisaram mais detalhadamente o objeto com o objetivo de determinar o seu período histórico.
Descoberta inédita sobre o capacete viking
A equipe do especialista em conservação de artefatos, Chirs Caple, fez uma grande descoberta. O item trata-se do primeiro capacete viking encontrado até hoje na Grâ-Bretanha.
“Embora haja meia dúzia de capacetes medievais da Grã-Bretanha, os capacetes Sutton Hoo e Coppergate sendo os mais famosos, este é o primeiro capacete anglo-escandinavo (viking) da Grã-Bretanha”, afirmou o especialista da Universidade de Durham.
O capacete sofreu com a corrosão após ser retirado do local. Pesquisas demonstram que ele estava sendo mantido conservado devido ao fato de o lugar onde foi encontrado estar alagado. Ao ser retirado, o item começou a se deteriorar.
Foto do item:
Outros achados:
Vikings: Arqueólogos encontram antiga rota comercial contendo 3.000 objetos raros
Vikings: Arqueólogos encontram três grandes salões na Noruega
Pesquisadores reconstituem crânio de escandinavo encontrado na Suécia