A série “Vikings” é baseada na Saga de Ragnar Lodbrok (Lothbrok), um rei semi-lendário que governou a Suécia e Dinamarca entre os séculos VIII e IX. A trama foi criada inicialmente para durar poucos episódios mostrando o estilo de vida dos antigos nórdicos.
No entanto, se tornou um grande sucesso ganhando 6 temporadas e uma derivada produzida pelos mesmos estúdios da série original em parceira com a Netflix.
Quem assistiu a série deve ter percebido que os escudos dos vikings eram decorados com desenhos específicos. O acessório era uma peça essencial durante o combate protegendo os guerreiros de ataques diretos e indiretos como flechas lançadas pelos inimigos.
Qual o significado dos símbolos e por que os escudos eram decorados?
O material usado para a construção dos escudos vikings, assim como o seu tamanho, variou bastante durante os anos. Era usado madeiras como tília e pinho ao ferro.
As sagas nórdicas mostram que os guerreiros tinham a obrigação de possuir suas próprias armas e também as carregar consigo o tempo todo. Dependendo de sua condição, um viking poderia possuir uma lança, machado de batalha ou espada e um escudo de madeira.
Alguns escudos conseguiram sobreviver a degradação do tempo. Em um cemitério localizado em Gokstad, na Noruega, foram encontrados 64 escudos pintados com listras amarelas e azuis.
A autora do livro Historical Dictionary of the Vikings, Katherine Holman, explicou que o significado dos escudos vikings variava muito. Alguns até mesmo possuíam poesia escáldica, como por exemplo o poema Ragnarsdrápa, datado do final do século IX, que descreve escudos pintados com cenas mitológicas.
Além disso, o blog Sons of Vikings ainda sugere que a tinta também funcionava como uma espécie de proteção extra, protegendo partes do escudo que não foram cobertas pelo couro ou linho.
Escudos usados na série
Sobre os modelos de escudos usados na série, a cenógrafa de “Vikings”, Jill Turner”, disse ao Decorators.org que foram produzidos 250 modelos contendo diferentes designers.
“Havia a questão das cores e desenhos de cada escudo. Cada escudo de raider é único, pintado em diferentes cores, padrões e motivos. Minha decoradora assistente Aine Smith e eu tentamos criar um tom de cor e clima para todos os escudos. Optamos por uma gama de cores suaves, sem muito design celta incorporado.”, explicou.
Veja também:
Teoria mostra o que teria acontecido se Sigurd ainda estivesse vivo