fbpx
História e Arqueologia

Vikings: Pesquisadores mostram como a Águia de Sangue era realmente feita e as ferramentas usadas durante o processo

Durante a série “Vikings” é mostrado uma execução conhecida como Águia de Sangue. Ela recebe esse nome devido a maneira com que a vítima é executada. Primeiramente era feito uma incisão nas costas, trapézio e escápula.

Após isso, as vértebras eram abertas para se ter acesso aos pulmões. O órgão era retirado para fora da caixa torácica ainda com a vítima viva. Por fim, também era pulverizado sal grosso por cima da ferida.

Muito se discute com relação a veracidade de tal processo e as ferramentas usadas durante todo o ritual. Cientistas da Universidade da Islândia resolveram não provar que a Águia de Sangue realmente existiu, mas mostrar se sua execução era realmente possível.

Processo e ferramentas utilizadas pelos vikings

Imagem: Academia Norueguesa de Ciências e Letras/Speculum/Reprodução

Ao contrário do que é mostrado na ficção, tudo indica que a vítima não conseguiria permanecer viva até o fim de todo o processo por diversos fatores como perda sanguínea, dor e evidentemente insuficiência respiratória, uma vez que seus pulmões seriam retirados para fora do tórax.

Uma equipe de médicos e historiadores avaliaram os poemas da Era Viking e cruzaram as informações obtidas com a anatomia humana. A pesquisa foi publicada na revista Speculum e mostra que, primeiramente, vários músculos deveriam ser cortados para se conseguir alcançar as costelas.

Após isso, seria necessário separar as vértebras, algo que não é fácil devido aos ligamentos resistentes das articulações. Tudo isso teria que ser feito com a vítima ainda viva. Para realizar tal feito, os historiadores acreditam que nórdicos usavam pontas de lanças farpadas como é retratado em um monumento de pedra encontrado na ilha sueca de Gotland.

Imagem: Speculum/Reprodução

O estudo concluiu que a Águia de Sangue era fisicamente possível, mas não com a pessoa viva. De acordo com os cientistas em artigo publicado na The Conversation, os vikings gostavam de exibir corpos humanos e animais através de execuções.

Eles não tinham escrúpulos em exibir os cadáveres de humanos e animais em r*tuais especiais, inclusive durante execuções espetaculares”.

Leia também:

Controle suas finanças com a ajuda de um aplicativo intuitivo que te ajuda a poupar dinheiro e a também detalhar seus gastos e ganhos diários. Tenha acesso a gráficos detalhados que mostram quais foram seus maiores gastos e ganhos do mês, tudo isso, de maneira totalmente gratuita!…Saiba mais!

VEJA TAMBÉM:
Botão Voltar ao topo