Mais um achado da Era Viking fez com que arqueólogos e pesquisadores ficassem perplexos. Isso porque foi descoberto um túmulo no condado norueguês de Trondelag, Noruega.
O achado tem levantado várias questões entre os estudiosos. Os restos mortais de uma mulher enterrada cerca de mil anos atrás foram encontrados repletos de objetos pessoais usados por ela no passado.
A pós-doutoranda da Universidade de Oslo, Marianne Moen, explicou que esse tipo de achado é incomum.
“O que confere a natureza incomum à descoberta deste túmulo é o fato histórico de sepulturas de câmara serem “elitizadas e frequentemente encontradas em contextos urbanos ou pelo menos em lugares com coleções de sepulturas maiores.”, revelou a profissional especializada na Idade Viking e Papéis de Gênero.
O estilo de vida dos antigos Vikings
Os responsáveis pelo estudo explicam que era muito comum os vikings viajarem com o objetivo de construir novas alianças e amizades. Os chamados ‘casamentos arranjados’ também faziam parte da cultura da época.
Isso explica a origem de vários objetos encontrados no túmulo da mulher, podendo indicar que ela é originária do sudeste escandinavo e foi enterrada seguindo rituais de sua própria cultura.
Foi encontrado dentro da tumba restos de dentes e ossos, um colar de missangas e uma fivela. Marianne Moen ainda ponderou dizendo que o achado além de incomum, indica que eles estão lidando com uma pessoa muito importante na comunidade local.
“Encontrar uma mulher em um túmulo distinto de elite, em uma área onde esses túmulos não são comuns, me diz que aqui estamos lidando com uma pessoa que era importante na comunidade local. Aqui podemos aprender algo sobre os contatos culturais potenciais. Manifestações de influência de outras áreas também são vistas”.
As imagens foram divulgadas pela ÅGE HOJEM e o NTNU VITENSKAPSMUSEET
Confira: